Metodologia de Superfície de Resposta como ferramenta para otimizar os processos de extração e hidrólise ácida de resíduos de babaçu
##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##
Neste trabalho, a nova abordagem para obter extrativos, hemicelulose e lignina total a partir de típicos resíduos de biomassa brasileira é otimizada pela Metodologia de Superfície de Resposta (MSR). Os efeitos das variáveis reacionais, incluindo o tempo de reação e extração das hidrólises, assim como a razão molar do substrato álcool foram investigados. Foram usados modelos de regressão polinomiais quadráticos para analisar os dados experimentais. O coeficiente de determinação foi maior do que 0,85 e o modelo foi considerado adequado. Os dados obtidos demonstraram que as metodologias do Laboratório Nacional de Energia Renovável devem ser adequadas para cada tipo de biomassa. Além disso, com os resultados otimizados, estes dados podem ser empregados na produção de larga escala de combustíveis oriundos de biomassa.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Autores##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
Planejamento Composto Central. Composto Central Rotacional. Análise de Variância. Biomassa Lignocelulósica. Holocelulose. Lignina Total.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.
Além disso, os autores declaram que:
- Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
- O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.