ARTIGOS – submissões espontâneas de textos originais contendo resultados de pesquisas de natureza empírica, teórica ou conceitual com objetivos claros e que apresentem a fundamentação teórica e revisão crítica da literatura pertinente. Devem ser descritos os procedimentos de pesquisa, métodos de coleta e análise dos dados. As questões de pesquisa que orientaram o estudo devem ser apresentadas no texto. No caso de trabalhos que envolvem seres humanos, os aspectos éticos que regem este tipo de pesquisa devem ter sido observados. As contribuições para a respectiva área do conhecimento devem ser explicitadas de forma clara.

DEBATES E DOSSIÊ TEMÁTICO – submissões espontâneas, sob demanda do Editor-Chefe e/ou de editor convidado (organizador do dossiê) de artigos originais sobre temas atuais e controversos relacionados ao foco e escopo da RBPG. Para esta seção, serão convidados especialistas para produzir textos que apresentem diferentes opiniões e abordagens sobre o tema em questão.

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS INOVADORAS – submissões espontâneas de relatos de experiências teórica e metodologicamente fundamentadas, baseadas em projetos inovadores em áreas compatíveis com o foco e o escopo da revista, contendo análise crítica dos processos e resultados.

RESENHAS - submissões espontâneas ou sob demanda do Editor-Chefe, de análise crítica de livros sobre temas relevantes. Devem apresentar título, referência da obra, dados dos autores/organizadores da obra resenhada, resumo e posicionamento analítico do resenhista sobre as contribuições da obra para a área. O texto não deverá ultrapassar 3 laudas ou aproximadamente 5.000 caracteres.

DOCUMENTOS - divulga documentos oficiais e documentos elaborados por comissões ou grupos de trabalho referentes a diretrizes e políticas para a pós-graduação da CAPES.