ARTIGOS – submissões espontâneas de textos originais contendo resultados de pesquisas de
natureza empírica, teórica ou conceitual com objetivos claros e que apresentem a
fundamentação teórica e revisão crítica da literatura pertinente. Devem ser descritos os
procedimentos de pesquisa, métodos de coleta e análise dos dados. As questões de pesquisa
que orientaram o estudo devem ser apresentadas no texto. No caso de trabalhos que envolvem
seres humanos, os aspectos éticos que regem este tipo de pesquisa devem ter sido observados.
As contribuições para a respectiva área do conhecimento devem ser explicitadas de forma clara.

DEBATES – submissões espontâneas ou sob demanda do Editor-Chefe sobre temas atuais e
controversos relacionados à Educação no Brasil e no mundo. Para esta seção, serão convidados
especialistas para produzir textos que apresentem diferentes opiniões e abordagens sobre o
tema em questão.

DOSSIÊ TEMÁTICO – submissões espontâneas, sob demanda do Editor-Chefe ou de editor
convidado (organizador do dossiê), de artigos originais relativos a uma temática previamente
definida.

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS INOVADORAS – submissões espontâneas de relatos de experiências
teórica e metodologicamente fundamentadas, baseadas em projetos inovadores em áreas
compatíveis com o foco e o escopo da revista, contendo análise crítica dos processos e
resultados.

RESENHAS – submissões espontâneas ou sob demanda do Editor-Chefe, de análise crítica de
livros sobre temas relevantes. Devem apresentar título, referência da obra, dados dos
autores/organizadores da obra resenhada, resumo e posicionamento analítico do resenhista
sobre as contribuições da obra para a área. O texto não deverá ultrapassar 3 laudas ou
aproximadamente 5.000 caracteres.

HOMENAGENS – texto de autoria do Editor-Chefe ou sob demanda deste, sobre personalidades
relevantes para a área de Educação, destacando suas principais contribuições para a área.