Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas 1995-2005: dez anos praticando a mudança

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Interdisciplinaridade está se tornando um tema central de discussão entre pesquisadores e educadores, renovando o entusiasmo dos que há mais tempo se ocupam com epistemologias não-reducionistas, nãofragmentadoras. Na pós-graduação, implementar e consolidar um programa na “área multidisciplinar”, estes já descobriram, não é tarefa trivial. Barreiras institucionais e culturais constituem permanentes desafios a superar. O objetivo deste artigo é apresentar a história dos 10 anos de experiência da construção do programa interdisciplinar de Pós-Graduação em Agroecossistemas da Universidade Federal de Santa Catarina (PGA/UFSC). Processo de constante esforço para superar adversidades, que por um lado dificultaram a consolidação do programa, mas ao mesmo tempo promoveram um rico ambiente de crescimento intelectual de professores e estudantes. A exemplo do próprio conceito e significado de interdisciplinaridade, em constante construção, o debate em torno da natureza, formato e avaliação dos programas “multidisciplinares” deverá ser permanente. Em seu favor, nessa discussão, o PGA tem muita experiência acumulada, e que, dada a oportunidade, poderá contribuir para a construção de um novo projeto de educação em nível de pós-graduação, que objetive a transformação de todos os interessados e onde a ciência não tenha um fim em si mesma.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Alfredo Celso Fantini
  • Luiz Renato D’Agostini
  • Sandro Luis Schlindwein
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

FANTINI, A. C.; D’AGOSTINI, L. R.; SCHLINDWEIN, S. L. Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas 1995-2005: dez anos praticando a mudança. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 3, n. 6, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2006.v3.109. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/109. Acesso em: 21 nov. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras
Palavras-chave:

Pós-Graduação. Multidisciplinaridade. Interdisciplinaridade. Transdisciplinaridade. Graduate Programs. Multidisciplinarity. Interdisciplinarity. Transdisciplinarity.