Perfil do bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área de Odontologia

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este estudo analisou o perfil dos pesquisadores com bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq na área de Odontologia. A pesquisa caracterizou-se como sendo exploratória, descritiva e analítica. A amostra foi composta por 140 pesquisadores e o instrumento de coleta de dados consistiu de um formulário específico. Os resultados revelaram um predomínio do gênero masculino entre os pesquisadores (65,0%) e da classe 2 (38,6%). Geografi camente, o estado de São Paulo comporta o maior número de bolsistas (73,6%). A formação acadêmica mostrou que 41,4% são pós-doutores, existindo associação positiva entre a classe do pesquisador e a sua titulação (p < 0,01). O Brasil foi o local de escolha para a realização do doutorado (92,9%), enquanto entre os pesquisadores com pós-doutorado o exterior (87,9%). O tempo médio de conclusão do doutorado foi de 15,6 anos e do pós-doutorado de 10,2 anos. Observou-se associação positiva entre a classe do pesquisador e o tempo de conclusão do doutorado (p < 0,01). As principais áreas de atuação foram a Patologia, a Clínica Odontológica, a Endodontia e Materiais Dentários. A maioria dos pesquisadores (90,7%) tem vínculo com a pós-graduação. Quanto à produção bibliográfi ca, encontrou-se uma média de 90,2 trabalhos por pesquisador. Pesquisadores da classe 1C possuem a maior média de orientações em andamento (6,1), enquanto os pesquisadores da classe 1A apresentam a maior média de orientações concluídas (44,0). Conclui-se que os bolsistas em produtividade em pesquisa são predominantemente do sexo masculino, estabelecidos na região Sudeste do país, concluíram o doutorado há mais de 15 anos e concentram-se nas áreas de Patologia e Clínica Odontológica. Possuem um significativo número de publicações em periódicos no último triênio e orientam alunos de iniciação científica e de pós-graduação.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Alessandro Leite Cavalcanti
  • Déborah Yara Sarmento de Abrantes Pereira
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

CAVALCANTI, A. L.; PEREIRA, D. Y. S. de A. Perfil do bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área de Odontologia. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 5, n. 9, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2008.v5.142. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/142. Acesso em: 20 abr. 2024.

Seção

Estudos
Palavras-chave:

Pesquisadores. Bolsas e subsídios à pesquisa. Pesquisa científi ca. Desenvolvimento tecnológico. Ecology and Environment. Graduate studies in Ecology. Graduate studies in Brazil.