PINTURA MURAL COMO ESTRATÉGIA PARA INTEGRAÇÃO DE ÁREAS DE CONHECIMENTO E REVITALIZAÇÃO DE ESPAÇOS ESCOLARES

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Resumo

BioRevitArt é um projeto desenvolvido desde 2014 em uma escola pública estadual do município de São Gabriel/RS, tendo como objetivos incentivar a realização de atividades integradas entre as áreas de ensino, fortalecer o sentimento de pertencimento em relação à escola e valorizar experiências de cooperação. Em cinco anos de funcionamento o projeto BioRevitArt teve a participação de 337 alunos e foram produzidos 16 murais que abordaram temas variados. A realização do projeto é descrita em três etapas, a primeira tem caráter administrativo – pedagógico e define como as atividades serão integradas ao planejamento de ensino das disciplinas envolvidas. As etapas denominadas Pesquisa e Produção são realizadas pelos estudantes com mediação dos professores (coordenador do projeto e colaboradores). O encerramento do projeto é a entrega do mural para a escola, sendo um momento comemorativo em que os participantes assinam a obra e a dedicam aos alunos e professores que utilizarão a sala no futuro. As atividades desenvolvidas ao longo do projeto fazem parte do processo de avaliação das turmas e são analisadas sob o ponto de vista de desenvolvimento de componentes atitudinais e procedimentais associados ao desenvolvimento de trabalho em equipe.

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Autores
  • Jaqueline Miranda Pinto a:1:{s:5:"pt_BR";s:35:"Universidade Federal de Santa Maria";}
Biografia
Lenira Sepel, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1982), mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Departamento de Ecologia e Evolução, atuando no ensino de Genética Geral, Genética Humana, Biologia Molecular e Evolução, junto aos cursos de Ciências Biológicas e Medicina. Orientadora no PPG Educação em Ciências Química da Vida e Saúde, coordenadora do subprojeto PIBID-Biologia/CCNE da UFSM, de 2007 a 2017; Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas do Centro de Ciências Naturais e Exatas, de 2005 a 2015. Coordenadora do PPG Educação emCiências Química da Vida e Saúde a partir de dezembro de 2019.

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Como Citar

MIRANDA PINTO, J.; NUNES SEPEL, L. M. PINTURA MURAL COMO ESTRATÉGIA PARA INTEGRAÇÃO DE ÁREAS DE CONHECIMENTO E REVITALIZAÇÃO DE ESPAÇOS ESCOLARES. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 17, n. 37, p. 1–17, 2021. DOI: 10.21713/rbpg.v17i37.1754. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1754. Acesso em: 21 dez. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras

Publicado:

jul. 29, 2021
Palavras-chave:

Atividades cooperativas. Ensino integrado. Desenvolvimento de habilidades. Desenvolvimento de atitudes. Valorização da escola.