Considerações sobre a organização de rodas de conversa e mesas redondas
##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##
Mesas-redondas e rodas de conversa têm se tornado nomenclaturas largamente utilizadas em eventos científicos. O objetivo deste artigo foi desenvolver um procedimento para que os conteúdos de suas apresentações em eventos científicos possam ser mais bem organizados para uma plateia. Em termos metodológicos, o procedimento consistiu em uma conversa prévia com os convidados das mesas-redondas ou rodas de conversa, na qual, em tempo real, o coordenador deveria identificar e registrar os temas falados, realizando uma análise de conteúdo temática. O resultado desta análise foi sintetizado em uma lista apresentada para os convidados, a qual foi validada por eles nessa reunião prévia. Concluiu-se que o procedimento se mostrou efetivo para a organização e o desenvolvimento das rodas de conversa.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Autores
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, DF: MEC, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 17 abr. 2024.
CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Normas de palestra ou mesa-redonda. Campina Grande, CONEDU, 2024. Disponível em: https://www.conedu.com.br/normas-de-palestra-ou-mesa-redonda. Acesso em: 17 abr. 2024
ELALI, G. A. Roda de conversa arquitetura em contexto de pandemia: velhas questões, novos caminhos-apresentação. Revista Projetar, Natal, v. 5, n. 3, p. 194-196, 2020.
ENGELMANN, A. Relato verbal e comportamento verbal. Psicologia, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 1-6, 1985.
FERNANDES, F. S. Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 30 anos: sujeitos, políticas e produção de conhecimento. Bolema, Rio Claro, v. 33, n. 63, p. iv-xix, 2019.
GALOÁ. Você segue o protocolo de mesa-redonda e mesa de honra no seu evento? Galoá. [s. l.], 17 jan. 2018. Disponível em: https://galoa.com.br/blog/voce-segue-o-protocolo-de-mesa-redonda-e-mesa-de-honra-no-seu-evento/. Acesso em: 17 abr. 2024.
GONZÁLEZ, J. L. C. A pedagogia dos vencidos. 1983. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 1983.
GUIMARÃES, S. M. Trocando lições: (re)vivendo a história do programa de alfabetização de adultos-suplência I de Ribeirão Preto-SP. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2001.
LEITE, F. C. L.; HELLMANN, R. M. Turismo em Florianópolis: uma roda de conversa sobre preservação e sustentabilidade. Caminho aberto, Santa Catarina, v. 16, p. 1-8, 2022.
MANZINI, E. J. Análise de entrevista. Marília: Abpee, 2020.
MANZINI, E. J.; OLIVEIRA, J. P.; GERMANO, G. D. Política de e para Educação Especial. Marília: ABPEE, 2018.
MELO, M. C. H.; CRUZ, G. C. Roda de conversa: uma proposta metodológica para a construção de um espaço de diálogo no Ensino Médio. Imagens da Educação, Maringá, v. 4, n. 2, p. 31-39, 2014.
MORGAN, D. L. Focus groups as qualitative research. 6. ed. London: Sage Publications, 1977.
MOURA, A. F.; LIMA, M. G. A reinvenção da roda: roda de conversa: um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 23, n. 1, p. 98-106, 2014.
PAIVA, A. C. S. S.; ARAÚJO, J. D. A. B.; CRUZ, S. H. V. O desenvolvimento da atividade “roda de conversa” em turmas de Educação Infantil. Da investigação às práticas, Lisboa, v. 9, n. 2, p. 73-88, 2019.
PINHEIRO, L. R. Rodas de conversa e pesquisa: reflexões de uma abordagem etnográfica. Pro-Posições, Campinas, v. 31, e20190041, p. 1-30, 2020.
PINTO, D. P. et al. A importância da roda de conversa na educação infantil. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 7, n. 6, 2021.
PÜSCHEL, V. A. A. et al. Práticas avançadas em enfermagem no Brasil: como estamos e o que falta? Revista da Escola Enfermagem USP, São Paulo, v. 56, e20210455, 2022.
SAMPAIO, J. et al. Limites e potencialidades das rodas de conversa no cuidado em saúde: uma experiência com jovens no sertão pernambucano. Interface, Botucatu, v. 18, Supl 2, p. 1299-1312, 2014.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
Circles of Conversation, Round Table, Organization Círculos de Conversación, Mesa redonda, Organización Rodas de conversa, Mesa-redonda, Organização
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.