Interdisciplinaridade: problemas e desafios

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir as relações entre a interdisciplinaridade e a pesquisa, debatendo seus principais problemas e desafios, segundo os termos presentes, em período recente, no debate francês. Para tanto, inicialmente procede-se a uma revisão dos principais fundamentos da interdisciplinaridade, assim como do contexto em que esta questão emerge na discussão da pesquisa internacional. Em seguida, procura-se demonstrar, por meio da Sociologia das Ciências, a constituição de um campo de pesquisas interdisciplinares. Por fim, intenta-se debater as diferentes classes de problemas e desafios que são enfrentados pela prática interdisciplinar de pesquisa. São assim recorrentes os desafios de organização e coordenação de um coletivo de pesquisa; de comunicação entre pesquisadores; de ordem científica e epistemológica; e, também, de definição dos critérios da certificação científica. Estes problemas e desafios constituem, em última análise, uma grade de leitura que pode colaborar com o marco teórico da interdisciplinaridade na pesquisa e na pós-graduação brasileira.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Olívio Alberto Teixeira Depto. de Economia da Universidade Federal de Sergipe
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

TEIXEIRA, O. A. Interdisciplinaridade: problemas e desafios. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 1, n. 1, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2004.v1.22. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/22. Acesso em: 20 maio. 2024.

Seção

Estudos
Palavras-chave:

interdisciplinaridade. práticas de pesquisa. Sociologia da Pesquisa. interdisciplinarity, research practices, sociology of research