O desenvolvimento da Pós-Graduação stricto sensu na área de Farmácia no estado de Minas Gerais

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Esse artigo tem por objetivo analisar a evolução da pós-graduação na área de Farmácia no estado de Minas Gerais, desde a sua criação até os dias atuais. Para alcance desse objetivo, uma coleta de dados foi realizada, em especial, nos documentos e informações disponíveis nas páginas eletrônicas da Plataforma Sucupira e de endereço dos programas. Dentre vários aspectos observados, destaca-se a segunda posição de Minas Gerais no país no número de programas em funcionamento. Se apenas em 1998 o primeiro programa foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior em Minas Gerais, hoje são oito programas, com oito cursos de mestrado e seis de doutorado em funcionamento, que, em conjunto, são responsáveis pela titulação de praticamente 10% dos mestres e dos doutores formados pela área no país, contando com o envolvimento de 12% do total de docentes permanentes que o campo abriga no momento. O artigo também aborda as dificuldades encontradas no processo de consolidação da área, bem como para obtenção de financiamento dos projetos de pesquisa vinculados aos programas e de bolsas de estudo para os estudantes matriculados.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
Biografia
Armando da Silva Cunha Junior, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Paris XI-Sud. Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Belo Horizonte – MG.

Referências

BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, 27 dez. 1961, Página 11429.
BRASIL. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, 29 Nov. 1968, Página 10369.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Federal de Educação. Parecer nº 977/65. Definição dos cursos de pós-graduação. Brasília, DF, 1965.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Federal de Educação. Parecer nº 77/69. Normas do credenciamento dos cursos de pós-graduação. Brasília, DF, 1969.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG 2011-2020. 2012. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/plano-nacional-de-pos-graduacao-pnpg/plano-nacional-de-pos-graduacao-pnpg-2011-2020. Acesso em: 25 out. 2024.
CARTA CAMPINAS. Ministro da Educação quer o fim das bolsas de doutorado: ‘Brasil tem doutor demais’. Carta Campinas, Economia e Política, Campinas, 15 maio 2019. Disponível em: https://cartacampinas.com.br/2019/05/xzx-o-brasil-nao-precisa-formar-mais-doutores-diz-ministro-de-bolsonaro. Acesso em: 18 jul. 2023.
FERNANDES, A. M. A construção da Ciência no Brasil e a SBPC. Brasília, DF: Editora UnB, 1990.
GOMES, M. T. S. Dinâmica econômica e cidades médias: uma análise sobre a cidade de Uberaba na região do Triângulo Mineiro. Geousp – Espaço e Tempo, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 516-534, 2016.
MARTINS, A. Diagnóstico do setor de biociências em Minas Gerais. Belo Horizonte: SEBRAE Minas, 2014. Disponível em: https://biominas.org.br/wp-content/uploads/2015/06/Diagnostico-do-Setor-de-Biociencias-em-Minas-Gerais.pdf. Acesso em: 18 jul. 2023.
MARTINS, C. B. As origens pós-graduação nacional (1960-1980). Revista Brasileira de Sociologia, Porto Alegre, v. 6, n. 13, p. 9-26, 2018.
NEVES, M. S.; CAVALHEIRO, E. Entre a memória e o projeto: o momento atual da pós-graduação no Brasil. PALATNIK, M. et al. (org.). Anais do Simpósio a Pós-Graduação no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997, p. 49-69.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Innovation skills and leadership in Brazil’s public sector. Paris: OECD Publishing, 2019.
REIS, E. A.; REIS I. A. Análise descritiva de dados. Belo Hozironte: UFMG, 2020. Disponível em: https://www.est.ufmg.br/portal/wp-content/uploads/2023/01/RTE-02-2002.pdf. Acesso em: 14 jul. 2023.
RIBEIRO, D. Os cursos de pós-graduação. Encontros com a Civilização Brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.
RIBEIRO, D. O Brasil como problema. 2. ed. São Paulo: Global, 2015.
SANTOS, V. O. Aspectos históricos da sociedade brasileira de matemática. Ciência e Cultura, Campinas, v. 70, n. 1, p. 48-55, 2018.
SCHENKEL, E. P. et al. Educação Farmacêutica em nível de Pós-Graduação no Brasil. RBPG, Brasília, DF, v. 3, p. 175-192, 2006.
SCHENKEL, E. P.; SILVA-CUNHA, A. Panorama sobre a educação superior na Área da Farmácia do Brasil. In: LYRA JÚNIOR, D. P. (org.). O ensino e as pesquisas da atenção farmacêutica no âmbito do SUS. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2007. p. 33-39.
SCHENKEL, E. P., BARREIRO, E. J., LOPES, J. L. C. Ascensão das Ciências Farmacêuticas na comunidade científica: obstáculos, desafios e avanços da representação da Área da Farmácia junto à CAPES e ao CNPq. In: Baratto, L. (org.). Farmacognosia no Brasil: memórias da Sociedade Brasileira de Farmacognosia. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Farmacognosia, 2021. p. 349-374.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

CUNHA JUNIOR, A. da S. O desenvolvimento da Pós-Graduação stricto sensu na área de Farmácia no estado de Minas Gerais. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 19, n. 40, p. 1–30, 2025. DOI: 10.21713/rbpg.v19i40.2217. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/2217. Acesso em: 2 abr. 2025.

Seção

Artigos

Publicado:

fev. 24, 2025
Palavras-chave:

Graduate stricto sensu Programs; Pharmacy Area, State of Minas Gerais. Programas de Pós-Graduação stricto sensu, Área de Farmácia, Estado de Minas Gerais

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.