Produção científica dos egressos do programa de pós-graduação stricto sensu em Saúde, ambiente e trabalho da UFBA, titulados no período de 2009 a 2019

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Objetivo: descrever aspectos do perfil e da produção científica dos egressos do Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (PPGSAT/UFBA). Método: pesquisa documental sobre a referida produção, constante no currículo Lattes dos egressos, realizada entre março e abril de 2020. Foram coletadas características acadêmicas e profissionais, além da produção técnica e científica dos 165 egressos, publicada entre 2009 e 2019. Foi realizada análise exploratória do material, seguida do teste de aleatorização utilizando a estatística do teste qui-quadrado para verificar a existência de associação entre algumas variáveis de interesse no estudo. Resultados: do total de 163 egressos (98,8% da população de egressos), 78,5% eram do sexo feminino e 74,2% de graduados na área da saúde, ou 98 (60,1%) publicaram, pelo menos, um artigo em revistas e/ou livro/capítulo. Foram 279 publicações, com média de 1,7 publicações/egresso. A variável publicação em periódico apresentou associação com trabalho técnico, publicação de trabalho completo e publicação de resumo, em 20%, 30% e 70% das subamostras, respectivamente. Conclusão: os resultados mostraram que, nesses 10 anos de curso de mestrado, o Programa possibilitou a inserção de egressos no doutorado e na área da docência, além de apresentar um número importante de publicações científicas discentes. Estes dados darão subsídios para que o Programa desenvolva uma parte do processo de autoavaliação proposto atualmente pela CAPES e poderá motivar, ainda, o aprofundamento de estudos sobre a temática e subsidiar pesquisas semelhantes em outros programas de pós-graduação.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
Biografia
Sheila, Universidade Federal da Bahia

Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Salvador – BA.

Denise, Universidade Federal da Bahia

Doutorado em Estatística e Experimentação Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Salvador – BA.

Verônica

Doutorado em Estatística pela University of Leeds (UL). Professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Salvador – BA.

Leonam, Universidade Federal da Bahia

Graduando em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Salvador – BA.

Flávia, Universidade Federal da Bahia

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Salvador – BA.

Kionna, Universidade Federal da Bahia

Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Salvador – BA.

Albanita, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Associada do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Recife – PE.

Rita, Universidade Federal da Bahia

Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Salvador – BA.

Referências

ARAÚJO, L. C. G. Gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 2006.

BARBOSA, D. M. M. et al. Análise do perfil dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Medicina (Radiologia) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Radiologia Brasileira, São Paulo, v. 42, n. 2, p. 121-124, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-39842009000200011.

BRASIL. Relatório de Avaliação – Saúde Coletiva. Avaliação Quadrienal. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017a.

BRASIL. Relatório Técnico da DAV – Egressos de Pós-graduação: áreas estratégicas. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017b.

BRASIL. Resumo Técnico do Censo da Educação Superior 2017. Diretoria de Estatísticas Educacionais (DEED). Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017c.

BRASIL. Relatório Técnico da DAV - Avaliação de Ensino e Pesquisa. Brasília, df: Ministério da Educação, 2018.

BRASIL. Autoavaliação de Programa de Pós-Graduação: relatório de grupo de trabalho. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2019b.

BRASIL. Ficha de Avaliação: relatório de grupo de trabalho. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2019c.

BRASIL. Relatório do Qualis Periódicos: área 38: educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2019d.

BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Dados e Estatísticas. Brasília, DF: MCTI, 2024. Disponível em http://bi.cnpq.br/painel/formacao-atuacao-lattes/#/pages/distribuicao/regiao. Acesso em: 30 maio 2024.

BRASIL. Ministério do Planejamento e Orçamento. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Coordenação de População e Indicadores Sociais, 2021. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101784_informativo.pdf. Acesso em: 20 out. 2021.

BRITO, E. P. et al. Percepções do egresso de engenharia de produção sobre sua formação acadêmica. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 23., 2016, João Pessoa. Anais[...]. João Pessoa: Abepro, 2016. p. 1-23. Disponível em: https://abepro.org.br/biblioteca/TN_STO_235_367_30362.pdf. Acesso em: 19 set. 2021.

FELLI, V. E. A. et al. Perfil de egressos da Pós-Graduação stricto sensu na área de Gerenciamento em Enfermagem da EEUSP. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 45, n. spe, p. 1566-1573, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000700005.

GOMES, M. H. A; GOLDENBERG, P. Retrato quase sem retoques dos egressos dos programas de pós-graduação em Saúde Coletiva, 1998-2007. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, n. 4, p. 1989-2005, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232010000400014.

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA (IETEC). O valor do mestrado para as organizações. Belo Horizonte: IETEC, 2018. Disponível em: https://blog.ietec.com.br/falando-de-gestao/. Acesso em: 30 set. 2021.

LEITE, D. et al. A autoavaliação na Pós-Graduação (PG) como componente do processo avaliativo CAPES. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 25, n. 2, p. 339-353, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-4077/S1414-40772020000200006.

MAGNO, S. M. A. Avaliação dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho da UFBA titulados de 2009 a 2019. 2021. Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37432/1/Dissertac%CC%A7a%CC%83o%20completa%20Sheila%20Mendes%20Argo%CC%82lo%20Magno%20PPGSAT_UFBA%20-%20PDF%20.pdf. Acesso em: 27 maio 2024.

MANLY, B. F. J.; ALBERTO J. A. N. Randomization, Bootstrap and Monte Carlo Methods in Biology. 4. ed. Boca Raton: CRC Press, 2020.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MELO, M. K.; GUARIENTE, M. H. D. M. Elementos constitutivo de métodos científicos em artigos publicados por enfermeiros de um hospital universitário. Ciência, Cuidado e Saúde, Maringá, v. 8, n. 1, p. 63-70, 2009. DOI: https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v8i1.7776.

MENDES, R. et al. Percepção sobre o curso e perfil dos egressos do Programa de Mestrado em Ciência e Saúde da UFP. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, DF, v. 7, n. 12, p. 82-101, 2010. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/182/176. Acesso em: 27 maio 2024.

NORONHA, D. P. et al. Egressos dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação: por onde andam os doutores?. Perspectivas em Ciência da Informação, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 94-107, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-99362009000200007.

ORTIGOZA, S. A. G.; POLTRONIERI, L. C.; MACHADO, L. M. C. P. A atuação profissional dos egressos como importante dimensão no processo de avaliação de programas de pós-graduação. Sociedade e Natureza, Uberlândia, v. 24, n. 2, p. 243-254, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/17491/pdf. Acesso em: 28 maio 2024.

PACKER, A. L.; MENEGHINI, R. Articles with authors affiliated to Brazilian institutions published from 1994 to 2003 with 100 or more citations: II - identification of thematic nuclei of excellence in Brazilian science. Anais da Academia Brasileira de Ciências, Rio de Janeiro, v. 78, n. 4, p. 855-883, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0001-37652006000400018.

RIBEIRO, R. J. Os critérios da avaliação. Brasília, DF: Capes, 2007. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/Artigo_10_08_07.pdf. Acesso em: 25 nov. 2021.

SALM, J. F; SILVA, M H. da. A inserção social dos programas stricto sensu em administração das universidades públicas e a coprodução do bem público. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 143-155, 2015. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n41p143. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/35043/a-insercao-social-dos-programas. Acesso em: 2 out. 2019.

SANTOS, L. F. P. et al. As atividades profissionais dos egressos da pós-graduação em odondologia na área de saúde coletiva. Revista da Abeno, São Paulo, v. 17 n. 3, p. 56-66, 2017. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/387/325. Acesso em: 27 maio 2024.

TOKARNIA, M. Mulheres com mestrado ganham menos do que homens com mesma titulação. Agência Brasil, Brasília, DF, 2013. Educação. Disponível em: http://goo.gl/0sSI83. Acesso em: 26 maio 2024.

VARELA, A.; CASTRO, M. I.; GUIMARAES, I. B. Ciência da informação: atuação profissional e as contribuições para o desenvolvimento do campo científico por parte dos egressos do PPGCI (ICI/UFBA). Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 37, n. 3, p. 76-87, 2008. DOI: https://doi.org/10.18225/ci.inf.v37i3.1205.

VELLOSO, J. Mestres e doutores no país: destinos profissionais e políticas de pós-graduação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 123, p. 583-611, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742004000300005.

VIOLA, D. N. Detecção e modelagem de padrão espacial em dados binários e de contagem. 2007. Tese (Doutorado em Estatística e Experimentação Agronômica) – Escola superior de agricultura Luiz Queiroz, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

WAISBERG, J; GOFFI, F. S. Avaliação dos egressos de Programa de Pós-Graduação em Cirurgia. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 28, n. 1, p. 16- 20, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v28.1-003.

WEB OF SCIENCE GROUP. Research in Brazil Funding excellence: analysis prepared on behalf of CAPES by the Web of Science Group. [S. l.], 2018. Disponível em: https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2019/09/ClarivateReport_2013-2018.pdf. Acesso em: 20 out. 2021.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

MAGNO, S. M. A.; VIOLA , D. N.; LIMA, V. M. C.; ARAÚJO , L. V. M. de; ALMEIDA, F. G. da S.; SANTOS , K. O. B.; CEBALLOS , A. G. da C. de; RÊGO , R. de C. F. Produção científica dos egressos do programa de pós-graduação stricto sensu em Saúde, ambiente e trabalho da UFBA, titulados no período de 2009 a 2019. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 19, n. 40, p. 1–30, 2024. DOI: 10.21713/rbpg.v19i40.2225. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/2225. Acesso em: 21 dez. 2024.

Seção

Artigos

Publicado:

dez. 9, 2024
Palavras-chave:

Pós-graduação stricto sensu, Perfil de egressos, Produção científica

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.