Qualidade da escola: uma proposta de índice para as condições materiais de escolas a partir de dados contextuais do Saeb

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa que visa construir instrumentos para a avaliação da política educacional. Uma das dimensões de avaliação da política educacional refere-se às condições materiais da escola, tendo como fonte o questionário contextual do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb)2003. A partir dessas condições, cria-se um índice objetivando avaliar a escola quanto a esses recursos. Em análise das escolas paranaenses públicas, percebe-se que elas têm boas condições, em geral, com forte diferença entre as localizadas nas zonas urbana e rural. Cotejando-se o índice e os resultados de proficiência dos alunos, constatou-se uma tendência de que as maiores proficiências sejam de alunos em escolas com as maiores condições materiais e estruturais.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Gabriela Schneider
  • Andréa Barbosa Gouveia
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

SCHNEIDER, G.; GOUVEIA, A. B. Qualidade da escola: uma proposta de índice para as condições materiais de escolas a partir de dados contextuais do Saeb. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 8, n. 1, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2011.v8.236. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/236. Acesso em: 24 nov. 2024.

Palavras-chave:

SAEB. Index of Material and Structural Conditions. Policy, Evaluation. Saeb. Índice de Condições Materiais da Escola. Política Educacional. Saeb. Índice de Condiciones Materiales de la Escuela. Política Educativa.