Qualidade da escola: uma proposta de índice para as condições materiais de escolas a partir de dados contextuais do Saeb
##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##
O trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa que visa construir instrumentos para a avaliação da política educacional. Uma das dimensões de avaliação da política educacional refere-se às condições materiais da escola, tendo como fonte o questionário contextual do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb)2003. A partir dessas condições, cria-se um índice objetivando avaliar a escola quanto a esses recursos. Em análise das escolas paranaenses públicas, percebe-se que elas têm boas condições, em geral, com forte diferença entre as localizadas nas zonas urbana e rural. Cotejando-se o índice e os resultados de proficiência dos alunos, constatou-se uma tendência de que as maiores proficiências sejam de alunos em escolas com as maiores condições materiais e estruturais.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Autores##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
Seção
Primeira SeçãoPublicado:
dez. 31, 2011SAEB. Index of Material and Structural Conditions. Policy, Evaluation. Saeb. Índice de Condições Materiais da Escola. Política Educacional. Saeb. Índice de Condiciones Materiales de la Escuela. Política Educativa.