Portal da Capes: contribuições para uma epistemologia crítica em pesquisa social

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Aborda-se o Portal de Periódicos da Capes e sua relação com as pesquisas sociais engajadas em epistemologias críticas, objetivando analisá-lo como um veículo de informações para as pesquisas alinhadas à concepção materialista histórica diante da expansão das bibliotecas digitais e pela importância da contraposição às adversidades do sistema capitalista. À luz da concepção materialista histórica, empregou-se na metodologia: o método lógico-dialético; o método de procedimento comparativo; a coleta de dados por leitura analítica; a sistematização por fichamento analítico; e a análise de dados mediante análise crítica. As considerações finais são no sentido de que o Portal de Periódicos da Capes potencializa informações úteis para as pesquisas engajadas emepistemologias críticas, mas é necessária a busca de aprimoramento constante sobre o aspecto operacional do portal, para que ele seja eficaz sobre as pesquisas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Rosana Célia da Silva Carvalho
  • Rejane do Socorro da Silva Carvalho
Biografia
Rosana Célia da Silva Carvalho
Especialista em Metodologia daPesquisa Científica pela Universidade do Estado do Pará (Uepa).
Rejane do Socorro da Silva Carvalho
Mestra em Educação pelaUniversidade de Brasília (UnB).
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

CARVALHO, R. C. da S.; CARVALHO, R. do S. da S. Portal da Capes: contribuições para uma epistemologia crítica em pesquisa social. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 10, n. 19, 2013. DOI: 10.21713/2358-2332.2013.v10.365. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/365. Acesso em: 22 jul. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

mar. 30, 2013
Palavras-chave:

Portal. Digital. Periódicos. Capes. Epistemologia. Dialética. Portal. Digital. Periodicals. Capes. Epistemology. Dialectic. Portal. Digital. Periódicos. Capes. Epistemología. Dialéctica.