Explorando a aprendizagem independente integrada e a inovação nos programas de pós-graduação brasileiros

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este artigo apresenta observações sobre aprendizagem independente integrada, com ênfase no papel do professor, acompanhando as experiências de aprendizagem dos estudantes, e tendo os estudantes compartilhando com o professor a centralidade do processo ensino-aprendizagem. Essa estratégia de ensino, aplicável a qualquer nível educacional, inclusive aos cursos de pósgraduação, é apresentada como poderoso instrumento motivador para contribuir com a formação de profissionais capazes de enfrentar os desafios associados com o novo cenário brasileiro, em que inovação e empreendedorismo são prioridades centrais.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Ronaldo Mota
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

MOTA, R. Explorando a aprendizagem independente integrada e a inovação nos programas de pós-graduação brasileiros. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 10, n. 20, 2013. DOI: 10.21713/2358-2332.2013.v10.388. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/388. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Debates

Publicado:

dez. 27, 2013
Palavras-chave:

Aprendizagem Independente. Pós-Graduação. Inovação Tecnológica. Autoaprendizagem Personalizada. Empreendedorismo. Inovação. independent learning, graduate programs, technological innovation, personalized self-instruction, entrepreneurship, innovation.