Sustentabilidade e interdisciplinaridade: inovações e desafios dos programas de pós-graduação em Ambiente e Sociedade. O caso do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Realizada pela ONU em 1992, a Conferência sobreDesenvolvimento e Meio Ambiente consagra a noção deDesenvolvimento Sustentável, nascida na década anterior. Três anosdepois, surge o Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidadede Brasília (CDS/UnB), que antecede o boom dos programas de pósgraduaçãointerdisciplinares e se insere no crescimento de programasvoltados à relação entre ambiente e sociedade. O presente artigo refletesobre algumas das inovações e desafios desse centro, que construiusua identidade no binômio sustentabilidade e interdisciplinaridade.Portanto, aborda essas duas noções antes de adentrar a trajetóriaespecífica do centro em seus componentes de inovação e desafios.Como considerações finais, o artigo apresenta uma reflexão sobre onovo desenho do campo da sustentabilidade e os desafios para osprogramas de pós-graduação que lidam com o tema.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Elimar Pinheiro Nascimento
  • Mauricio Amazonas
  • Andréa Vilhena
Biografia
Elimar Pinheiro Nascimento
123
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

NASCIMENTO, E. P.; AMAZONAS, M.; VILHENA, A. Sustentabilidade e interdisciplinaridade: inovações e desafios dos programas de pós-graduação em Ambiente e Sociedade. O caso do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 10, n. 21, 2014. DOI: 10.21713/2358-2332.2013.v10.417. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/417. Acesso em: 30 abr. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras

Publicado:

fev. 14, 2014