Estudo longitudinal das dissertações e teses para obtenção de indicadores científicos
DOI:
https://doi.org/10.21713/2358-2332.2014.v11.444Palavras-chave:
Cienciometria. Bibliometria. Teses . Indicadores bibliométricos. Energia nuclearResumo
As dissertações e teses elaboradas no Programa de pós-graduação do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) foram utilizadas como objeto de estudo para obter indicadores temáticos, no período de 1977 a 2009, totalizando 1.670 itens. As teses foram categorizadas de acordo com as 33 metacategorias da Subject Categories and Scope Descriptions list. O uso das dissertações e teses como corpus de estudo mostrou-se apropriado para a elaboração de indicadores científicos. Os resultados permitiram uma correlação com os fatos históricos e políticos. A distribuição temática evidenciou a multidisciplinaridade da área nuclear e ciências relacionadas O tratamento estatístico de análise de agrupamentos foi utilizado para reunir os temas com comportamento semelhante, identificando as frentes de pesquisa, permitindo visualizar as tendências de cada grupo.Downloads
Publicado
2014-12-09
Como Citar
IGAMI, M. P. Z.; FUNARO, V. M. B. de O.; BRESSIANI, J. C. Estudo longitudinal das dissertações e teses para obtenção de indicadores científicos. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, DF, v. 11, n. 25, 2014. DOI: 10.21713/2358-2332.2014.v11.444. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/444. Acesso em: 18 ago. 2026.
Edição
Seção
Estudos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.
Além disso, os autores declaram que:
- Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
- O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.