Estudo longitudinal das dissertações e teses para obtenção de indicadores científicos

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

As dissertações e teses elaboradas no Programa de pós-graduação do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) foram utilizadas como objeto de estudo para obter indicadores temáticos, no período de 1977 a 2009, totalizando 1.670 itens. As teses foram categorizadas de acordo com as 33 metacategorias da Subject Categories and Scope Descriptions list. O uso das dissertações e teses como corpus de estudo mostrou-se apropriado para a elaboração de indicadores científicos. Os resultados permitiram uma correlação com os fatos históricos e políticos. A distribuição temática evidenciou a multidisciplinaridade da área nuclear e ciências relacionadas O tratamento estatístico de análise de agrupamentos foi utilizado para reunir  os temas com comportamento semelhante, identificando as frentes de pesquisa, permitindo  visualizar as  tendências  de cada grupo.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Mery Piedad Zamudio Igami Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP
  • Vânia Martins Bueno de Oliveira Funaro Faculdade de Odontologia USP Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação (FESPSP)
  • Jose Carlos Bressiani Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP
Biografia
Mery Piedad Zamudio Igami, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP
Dra em Tecnologia Nuclear - Gestão ; Bibliotecaria formada na Escola de Biblioteconomia e Documentação - Saõ Carlos; área de atuação: Administraçao de Bibliotecas e  Ciencia da informação;  IPEN- SP Gerencia de Documentação Cientifica
Vânia Martins Bueno de Oliveira Funaro, Faculdade de Odontologia USP Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação (FESPSP)
BibliotecáriaProfessora Doutora
Jose Carlos Bressiani, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP
Prof. Dr. ; Engenharia de materiais; UFSCAR- São Carlos - SP atual Superintendente do IPEN-SP
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

IGAMI, M. P. Z.; FUNARO, V. M. B. de O.; BRESSIANI, J. C. Estudo longitudinal das dissertações e teses para obtenção de indicadores científicos. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 11, n. 25, 2014. DOI: 10.21713/2358-2332.2014.v11.444. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/444. Acesso em: 30 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

dez. 9, 2014
Palavras-chave:

Cienciometria. Bibliometria. Teses . Indicadores bibliométricos. Energia nuclear Scientometrics. Bibliometrics. Theses. Bibliometric Indicators. Nuclear Energy. Cienciometria. Bibliometria. Tesis. Indicadores Científicos. Energia Nuclear