Instituições de ensino superior e desenvolvimento: impactos econômicos de curto prazo de universidades federais do oeste paranaense
##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##
O objetivo deste artigo é o de analisar os impactos diretos (no curto prazo) gerados pela Universidade Federal do Paraná, localizada em Palotina, e pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, de Toledo, que aderiram ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) nas cidades que as hospedam e a influência desses impactos na economia local. A opção por trabalhar com os efeitos econômicos do Reuni se deu pelo fato de o tema ter sido pouco explorado em pesquisas acadêmicas até então. Parte-se do pressuposto de que as universidades são instituições com relevância econômica para os municípios e, portanto, contribuem ativamente para o desenvolvimento local. A metodologia utilizada é um estudo de caso comparativo entre as duas IES, e o principal instrumento de coleta de dados foi o questionário. Espera-se demonstrar que as universidades são organizações dinamizadoras da economia local.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Autores##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
University and Development. Higher Public Education. REUNI Program. Universidad y Desarrollo. Educación Superior Pública. Programa REUNI. Universidade e Desenvolvimento. Ensino Superior Público. Programa REUNI.