Nova edição da RBPG traz debates sobre o atual panorama da pós-graduação brasileira
Publicado el 2024-10-31A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) anuncia nesta quarta-feira, 31 de outubro, a publicação da nova edição de nº 40 da Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG), com textos inéditos que debatem o atual panorama do ensino superior e da ciência brasileira.
A revista traz inicialmente dez artigos científicos produzidos por doutores de Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil. Entre os temas abordados, estão a representatividade feminina e as políticas de permanência para mulheres na pós-graduação; avaliação de egressos e da formação para docência; e debates sobre educação e divulgação científicas.
A edição de nº 40 presta ainda uma homenagem ao povo gaúcho pela resistência e enfrentamento da tragédia que se abateu no Rio Grande do Sul, em maio de 2024. Na capa uma foto da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), representando a força das universidades nesse cenário.
A publicação tem fluxo contínuo e nas próximas semanas deverão ser publicados mais artigos para compor a edição. Acesse a RBPG.
Confira a lista completa dos primeiros artigos da edição 40:
1) O Programa de Editoração Científica CNPq/Capes e seu potencial diante da abordagem ciência aberta: considerações sobre fomento científico com base em um estudo do Edital ;
2) A pesquisa de campo no contexto das doenças tropicais negligenciadas: interface entre ambiente acadêmico e comunidade externa;
3) Representatividade feminina na pós-graduação no sul do estado do Amazonas;
4) Experiência formativa e profissional dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará;
5) Doutores em Educação em Ciências (UFRGS, UFSM e FURG): perfil, inserção profissional e impacto da pandemia (COVID-19);
6) Ensino de Sociologia Escolar: elaboração de uma proposta pedagógica;
7) Educação científica, Educação Física e atividade epistemológica;
8) A formação para a docência universitária brasileira no histórico das políticas públicas de pós-graduação;
9) O campo acadêmico-científico no Brasil: uma análise histórica de suas propriedades;
10) Políticas afirmativas de acesso e permanência da mulher pesquisadora na Universidade de São Paulo.