Pós-Graduação em Educação e Universidade: reflexões sobre solidariedade e compromisso social. Análise de uma experiência entre a UFPel e a Unisinos (Projeto Casadinhos)
##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##
O texto tem o objetivo de expor e refletir uma experiênciade trabalho colaborativo entre duas universidades brasileiras, aUniversidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade do Vale do Riodos Sinos (Unisinos), por meio de seus programas de pós-graduaçãoem Educação. O trabalho aqui analisado foi desenvolvido por meio doProjeto Casadinhos: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal deNível Superior (Capes)/Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado doRio Grande do Sul (Fapergs), na perspectiva de viabilizar uma relaçãomais sistemática e orgânica entre um programa consolidado (Unisinos)e um programa em consolidação (UFPel). Além de retomar o projeto eapontar para breve análise das atividades e da produção que resultaramdo projeto, os autores intentam refletir a pós-graduação stricto sensue sua relação com a natureza do trabalho da universidade. O textosugere que há motivos que justificam a dedicação de significativonúmero de docentes à pós-graduação, buscando, solidariamente, pôra serviço da sociedade o que resulta de tal investimento. O destaque,portanto, é para a inserção social dos programas de pós-graduaçãoe, por consequência, a relação com a pesquisa e a produção doconhecimento.