A inserção da Química Verde nos programas de pós-graduação em Química do Brasil: tendências e perspectivas

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este artigo tem como meta investigar as formas pelas quais osprincípios da Química Verde têm sido inseridos nos programas de pósgraduaçãoem Química brasileiros. Parte da premissa de que, diante dosatuais desafios que tocam à produção de conhecimentos e formaçãode recursos humanos voltados à sustentabilidade socioambiental, fazsenecessário refletir sobre os temas, as propostas, as potencialidadese os limites relacionados à Química Verde que ocorrem nos cursosofertados por mais de 40 programas de pós-graduação em Químicado País. Observa-se que a quase totalidade desses programasapresenta disciplinas, grupos, linhas e projetos de pesquisa para odesenvolvimento, a análise e a formação que permitem repensaras formas de geração de materiais e processos verdes no contextoacadêmico brasileiro contemporâneo.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Vânia Gomes
Biografia
Vânia Gomes
123
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

GOMES, V. A inserção da Química Verde nos programas de pós-graduação em Química do Brasil: tendências e perspectivas. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 10, n. 21, 2014. DOI: 10.21713/2358-2332.2013.v10.425. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/425. Acesso em: 22 nov. 2024.

Seção

Debates

Publicado:

fev. 14, 2014
Palavras-chave:

Química Verde. Pós-Graduação em Química. Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Sustentabilidade. Green Chemistry. Graduate Programs in Chemistry. Science, Technology and Innovation (ScT&I). Sustainability Química Verde. Posgrado en Química. Ciencia, Tecnología e Innovación (CT&I). Sostenibilidad.