O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • As contribuições devem ser condizentes com o foco da revista (reflexões, estudos e relatos de experiências sobre a pós-graduação, stricto sensu, que contemplem as peculiaridades desse nível de formação, os programas existentes, as políticas relacionadas e as suas articulações com a graduação, a educação básica, a pesquisa e a inovação).

  • Devem ser originais, inéditas e não devem estar sob análise para publicação por outra revista.

  • Os textos submetidos devem ter o formato Microsoft Word e não ultrapassar 2MB.
  • O documento deve ser anexado com menção da autoria e com identificação nas propriedades e conter: a) título do trabalho em português, inglês e espanhol; b) resumo de 100 a 250 palavras, composto por frases concisas e afirmativas, redigidas na terceira pessoa do singular ou na voz ativa, em um parágrafo único; c) De três a seis palavras-chave dispostas logo abaixo do resumo, formadas por expressões com no máximo três termos  e separadas por ponto; c)  abstract e resumen, assim como keywords e palabras clave, que sejam a tradução fiel e correta do resumo em português; e d) corpo do texto, incluindo notas e referências, tabelas, quadros e gráficos, quando utilizados, em conformidade com as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas- ABNT.
  • Os textos devem ser compostos, necessariamente, dos seguintes elementos: introdução – parte inicial, que compreende a delimitação do assunto tratado, os objetivos do trabalho e outros elementos para situar o tema abordado; desenvolvimento – parte principal, na qual são feitas a exposição concisa do assunto tratado e a análise das informações utilizadas, podendo dividir-se em seções e subseções (todas enumeradas), conforme a abordagem do tema e do método, que deve ser explicitado; considerações finais – parte final, em que são apresentadas as conclusões e, opcionalmente, os comentários adicionais.
  • O envio de trabalhos é expontâneo, de conformidade com uma das formas de contribuição admitidas, e implica a liberação dos direitos autorais do manuscrito e a concessão à revista do direito de sua primeira publicação, nos termos da licença Creative Commons Attribution – CC by NC.

    O(s) autor(es) aceita(m) e concorda(m) integralmente com a Declaração de Direito Autoral abaixo.

Ministério da Educação - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco L, Lote 06, 3º andar - CEP 70.040-031 Brasília, DF - Tel.: (61) 2022-6466 ou 2022-6468. rbpg@capes.gov.br

REVISTA BRASILERIA DE PÓS-GRADUAÇÃO RBPG

DIRETRIZES PARA AUTORES

SUBMISSÕES
A - Os artigos submetidos à RBPG que não estiverem de acordo com estas Diretrizes para os autores poderão ser rejeitados pela Coordenação Editorial sem a submissão aos avaliadores do mérito científico do seu trabalho.
B – Por decisão do Editor-Chefe, no momento de submissão dos manuscritos os autores podem inserir os respectivos nomes, universidades e contatos, mas o texto deve conter os títulos, os resumos, as palavras-chave, isso nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. O texto completo, os anexos, as tabelas, as figuras e os quadros precisam estar em um único arquivo.
C - O artigo deve ser submetido no formato da Microsoft Word (docx). Atentar se o seu texto está bem estruturado, se segue as normas gramaticais, como pontuação, ortografia, concordância, possíveis vícios de linguagem, repetição de palavras. Além disso cumprir a norma da Associação Brasileira de Nota Técnica (ABNT NBR 6023:2018) ou a mais atual no momento que for submeter o seu texto.
Sobre os autores que subsidiarão o seu texto, com as suas descobertas e invenções, escolher dos mais clássicos aos mais atuais e apresentar ideias inéditas e inovadoras para a atualização da literatura.
D - Os artigos da RBPG são distribuídos entre as seguintes seções:
Debates (convidados pelo Editor da revista): Proposições submetidas ou texto encomendado pelo Editor-Chefe e/ou pelos membros do Conselho Editorial e do Comitê Científico sobre temas importantes, atuais e controversos, ligados à educação no Brasil e no mundo e suas interfaces. Neste caso, serão convidados especialistas para produzir textos que debatam as ideias apresentadas no texto principal. O texto principal não deverá ultrapassar 40 mil caracteres com espaço e os textos dos debatedores até 30 mil caracteres com espaço e demais inserções, incluindo os espaços e consideradas as referências bibliográficas, citações ou notas, os quadros, gráficos, mapas; estes três últimos itens devem estar inseridos no texto no momento de submissão e não em seu final.
Artigos: artigos originais contendo revisão crítica ou resultados de pesquisas de natureza empírica ou conceitual. O texto deve ser digitado em fonte Times News Roman, corpo 12, espaço simples e não podem exceder 40 mil caracteres, incluindo os espaços e consideradas as referências bibliográficas, citações ou notas, os quadros, gráficos, mapas; estes três últimos itens devem estar inseridos no texto no momento de submissão e não em seu final.
Dossiê temático (convidados pelo Editor da revista): Artigos originais relativos à temática previamente definida, conforme o planejamento da revista, deliberando sobre a sua publicação com base em pareceres.
Experiências inovadoras: Relatos de experiências compatíveis com o foco e escopo da revista, não podem exceder 30 mil caracteres, incluindo os espaços e consideradas as referências bibliográficas, citações ou notas, os quadros, os gráficos, os mapas; estes três últimos itens devem estar inseridos no texto no momento de submissão e não em seu final.
Ensaios: Textos que enfoquem ideias, argumentos e dados, frutos de observações, e a revisão crítica da literatura pertinente. Podem ser encomendados pelos editores ou submetidos pelo autor. O texto não pode exceder 40 mil caracteres, incluindo os espaços e consideradas as referências bibliográficas, citações ou notas, os quadros, os gráficos, os mapas; estes três últimos itens devem estar inseridos no texto no momento de submissão e não em seu final.
Normas: O texto deve ser digitado em fonte Times News Roman, corpo 12, espaço simples e não pode exceder 40 mil caracteres, incluindo os espaços e consideradas as referências bibliográficas, citações ou notas, os quadros, gráficos, mapas; estes três últimos itens devem estar inseridos no texto no momento de submissão e não em seu final.

ESTRUTURA DO DOCUMENTO
1. O artigo deverá conter na sua capa, abaixo do título as seguintes informações: Nome (s) completo (s) do (s) autor (es), a instituição a qual é filiado (a) e a titulação que possui (graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós doutorado) ou se está cursando a pós-graduação.
2. Título e subtítulo (se houver)
• Todo em caixa alta;
• Em negrito;
• Deve ser claro e objetivo, mostrando o principal resultado do trabalho.
5. Introdução
• Resume o assunto e sua importância, apresentando a ideia geral;
• Discute brevemente a abordagem do trabalho, delimitando o tema, encerrando com a apresentação de hipóteses e objetivos;
• Não deve ser extensa e serve para que o leitor possa se familiarizar com o assunto:
• Contextualização: grande área onde seu trabalho está inserido e qual a importância da grande área. Aqui definem-se termos, jargões etc.
6. Método
• Descreve os detalhes do delineamento da pesquisa e como foi conduzido o estudo.
• Fornece informação sobre os métodos estatísticos utilizados e as transformações de dados, se for o caso;
• Referenciar técnicas e métodos já conhecidos.
7. Resultados e discussão
• Os resultados obtidos devem ser apresentados de forma precisa e clara;
• Podem ser acompanhados de tabelas, gráficos, quadros ou figuras com valores estatísticos;
• Indicar as aplicações e limitações teóricas dos resultados obtidos;
• Apresentar novas perspectivas para a continuidade da pesquisa.
8. Conclusão
• Sintetizar argumentos que confirmam ou negam hipóteses;
• Dar ênfase para o principal resultado;
• Elaborar breve interpretação dos principais resultados;
• Mostrar a importância desses resultados para a grande área do trabalho.
9. Agradecimento
• Agradecimentos a auxílios recebidos para a elaboração do trabalho, mencionados no final do artigo, após a seção Referências.
10. Referências e citações
• As citações mostram da onde vieram as ideias e não os textos. Devem ser interpretadas e escritas com suas próprias palavras. Observar as questões de direitos autorais (plágios e autoplágios).
• Somente referências citadas no texto devem ser listadas em ordem alfabética no final do artigo;
• Usar itálico para abreviações em latim, tais IN como ET AL., APUD tanto nas citações no texto como nas referências.
   10.1. Tipos de referências:
• Para livros:
TERRA, J. C. C. Gestão do conhecimento: o grande desafio
empresarial - uma abordagem baseada na aprendizagem e na criatividade. São Paulo: Negócio Editora, 2000.
• Para artigos:
MARTINS, R. P.; ARAUJO-LIMA, C. O desenvolvimento da Ecologia no Brasil. Infocapes, v. 8, n. 2, p. 81-85, 2000.
• Para teses acadêmicas:
VASCONCELOS, M. C. L. Cooperação universidade/empresa na pós-graduação: contribuição para a aprendizagem, a gestão do conhecimento e a inovação na indústria mineira. 2000. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais.
• Para publicações em eventos:
ANDRÉ, M.; ROMANOWSKI, J. P. Estado da arte sobre formação de professores nas dissertações e teses dos programas de pós-graduação das universidades brasileiras, 1990 a 1996. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPED), 22, 1999, Caxambú. Programas e resumos...
• Para documentos oficiais:
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Plano Nacional da Pós-Graduação: PNPG 2011-2020. Brasília: Capes, 2019.
• Para documentos eletrônicos:
São essenciais os dados das obras, isto é: autor, título, versão (se houver), acrescidos de informações sobre a localização em meio eletrônico, como por exemplo: "Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext& pid=S0100-96520030020014& = pt&nrm =iso. Acesso em 10 de ago. 2019."

11. DIRETRIZES GERAIS DO MANUSCRITO
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
• Revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa – A equipe da RBPG não realiza essas atividades para o autor.
• Para redação e apresentação do texto é requerida que esteja em formato docx, com as seguintes configurações: páginas em papel A4 (29,7 x 21 cm), margens de 3 cm superior e esquerda e 2 cm inferior e direita, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento de 1,5 entre parágrafos com recuo de 1,5 cm e texto justificado.
• O arquivo do seu texto deve estar no formato Microsoft Word não deve ultrapassem 2MB;
• As páginas devem ser numeradas consecutivamente até às referências.
• O itálico será aplicado apenas para destacar termos estrangeiros.
• Nas citações de autores, com até três linhas, usar aspas e inserir normalmente na sequência do texto; nas citações com mais de três linhas, destacá-las em novo parágrafo, sem aspas, com tamanho 11, espaçamento simples entre linhas e recuo de 4 cm da margem esquerda. Para falas de entrevistados, aplicar o mesmo procedimento.
• As ilustrações (quadros, tabelas, figuras e gráficos) deverão ser inclusas no documento principal, na sequência em que aparecem no texto e escritas em tamanho 10.
• As tabelas devem ser padronizadas conforme recomendações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Normas de apresentação tabular. 3.ed. Rio de Janeiro, 1993, disponíveis em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf.
• Não usar abreviaturas/siglas no título e subtítulo.
• No texto, usar somente abreviações/siglas padronizadas.
• Notas de rodapé deverão ser restritas ao mínimo indispensável, não sendo aceitas notas de fim nos manuscritos.
12. TIPO DE AVALIAÇÃO
Processo de Avaliação: as contribuições autorais para as seções Estudos, Debates e Experiências são submetidas a duas fases de seleção:
• Admissão dos trabalhos - nesta fase é verificada a adequação do manuscrito quanto ao caráter científico, à apresentação geral e à adequabilidade às normas e à política editorial da revista.
• Avaliação por pares - o manuscrito será avaliado por, pelo menos, dois membros do Conselho Editorial ou Comitê Científico da revista ou consultores ad hoc, em consonância com o tema abordado, ou uma comissão de análise e julgamento designada por meio de ato específico. Com o sistema de revisão por pares, os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo.

PROF. DR. DIOGO ONOFRE GOMES DE SOUZA
Editor-Chefe da Revista Brasileira de Pós-graduação 
CAPES