Aptidão e uso agrícola na área Ingarikó – Terra Indígena Raposa Serra do Sol – Roraima
##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##
Este artigo objetiva demonstrar a aptidão agrícola da Terra Indígena Raposa Serra do Sol (TIRSS), na região da etnia Ingarikó, em Roraima, e o quadro atual do uso da terra. A área de estudo se localiza no munícipio do Uiramutã, na etnorregião denominada “serras”. A metodologia adotada envolveu análise de solo para determinar a granulometria, entrevistas com indígenas da etnia Ingarikó das comunidades Mapaé e Serra do Sol e elaboração de etnomapas referentes ao uso da terra pelos indígenas. Os resultados demonstram que os solos da região possuem baixa aptidão agrícola nas comunidades estudadas, com alto teor de acidez e com o predomínio de areia fina e silte. O uso atual da terra na região está relacionado ao plantio de roças tradicionais, caça, criação de gado e ovinos para subsistência das comunidades.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Autores##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
Ingarikó. Aptidão Agrícola. Roças Tradicionais.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.
Além disso, os autores declaram que:
- Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
- O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.