Ensino em mestrado profissional de Ciências Exatas: concepções e saberes de professores em formação

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

A pesquisa investiga concepções, culturas, epistemologias, práticas e saberes pessoais e profissionais que favorecem as aprendizagens de professores em formação ou constituem obstáculos a essas aprendizagens. Oito alunos egressos de mestrado em Ensino de Ciências Exatas participaram da pesquisa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas, transcritas, revisadas e corroboradas pelos entrevistados. A investigação se caracterizou como estudo de caso, com abordagem qualitativa, e o tratamento das informações seguiu as orientações da análise textual discursiva. Constatou-se a relevância do ambiente participativo e positivo vivenciado pelos alunos em seu processo de aprendizagem no mestrado, o qual favoreceu a melhora significativa da prática docente. Há destaque especial à importância dada ao grupo, à troca de experiências, ao relacionamento aluno-aluno, aluno-professor ou vice-versa, e ao trabalho interdisciplinar.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Silvana Neumann Martins Centro Universitário UNIVATES
  • Marlise Heemann Grassi Centro Universitário UNIVATES
Biografia
Rogério José Schuck, UNIVATES
Doutor em Filosofia; Professor Titular junto ao Centro de Ciências Humanas e Sociais da Univates, e do Programa de Pós-graduação - Mestrado em Ensino de Ciências Exatas e Mestrado em Ensino. É líder do Grupo de pesquisa Iniciação à Pesquisa e Ensino – Diretório de pesquisa do CNPQ. E-mail: rogerios@univates.br .
Silvana Neumann Martins, Centro Universitário UNIVATES
Graduação em Letras - Licenciatura Plena - Habilitação em Português e Literaturas pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari; Especialização em Ensino de Literatura; Especialização em Gestão Universitária; Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Educação PUC-RS (2010); Docente junto ao PPGECE e PPGE na UNIVATES/BRA. 
Miriam Inês Marchi, Centro Universitário UNIVATES
Graduação em Química Industrial pela Universidade de Santa Cruz do Sul; Mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria; Doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria. Docente junto ao PPGECE e PPGE na UNIVATES/BRA. 
Marlise Heemann Grassi, Centro Universitário UNIVATES
Graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena pela Universidade de Caxias do Sul; Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Docente aposentada. Atuou junto à UNIVATES/BRA.
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

SCHUCK, R. J.; MARTINS, S. N.; MARCHI, M. I.; GRASSI, M. H. Ensino em mestrado profissional de Ciências Exatas: concepções e saberes de professores em formação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 13, n. 31, 17 fev. 2017.

Seção

Estudos

Publicado:

Fev 17, 2017
Palavras-chave:

Mestrado Profissional. Formação Docente. Aprendizagem.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.