Perfil do bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área de Odontologia

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este estudo analisou o perfil dos pesquisadores com bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq na área de Odontologia. A pesquisa caracterizou-se como sendo exploratória, descritiva e analítica. A amostra foi composta por 140 pesquisadores e o instrumento de coleta de dados consistiu de um formulário específico. Os resultados revelaram um predomínio do gênero masculino entre os pesquisadores (65,0%) e da classe 2 (38,6%). Geografi camente, o estado de São Paulo comporta o maior número de bolsistas (73,6%). A formação acadêmica mostrou que 41,4% são pós-doutores, existindo associação positiva entre a classe do pesquisador e a sua titulação (p < 0,01). O Brasil foi o local de escolha para a realização do doutorado (92,9%), enquanto entre os pesquisadores com pós-doutorado o exterior (87,9%). O tempo médio de conclusão do doutorado foi de 15,6 anos e do pós-doutorado de 10,2 anos. Observou-se associação positiva entre a classe do pesquisador e o tempo de conclusão do doutorado (p < 0,01). As principais áreas de atuação foram a Patologia, a Clínica Odontológica, a Endodontia e Materiais Dentários. A maioria dos pesquisadores (90,7%) tem vínculo com a pós-graduação. Quanto à produção bibliográfi ca, encontrou-se uma média de 90,2 trabalhos por pesquisador. Pesquisadores da classe 1C possuem a maior média de orientações em andamento (6,1), enquanto os pesquisadores da classe 1A apresentam a maior média de orientações concluídas (44,0). Conclui-se que os bolsistas em produtividade em pesquisa são predominantemente do sexo masculino, estabelecidos na região Sudeste do país, concluíram o doutorado há mais de 15 anos e concentram-se nas áreas de Patologia e Clínica Odontológica. Possuem um significativo número de publicações em periódicos no último triênio e orientam alunos de iniciação científica e de pós-graduação.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Alessandro Leite Cavalcanti
  • Déborah Yara Sarmento de Abrantes Pereira
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

CAVALCANTI, A. L.; PEREIRA, D. Y. S. DE A. Perfil do bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área de Odontologia. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 5, n. 9, 11.

Seção

Estudos
Palavras-chave:

Pesquisadores. Bolsas e subsídios à pesquisa. Pesquisa científi ca. Desenvolvimento tecnológico.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.