A formação docente em programas de pós-graduação em Engenharia de uma universidade federal brasileira: diagnóstico e perspectivas

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Resumo

Neste trabalho, foi investigada a formação docente na pós-graduação stricto sensu em Engenharia. Como suporte teórico, o artigo recorreu aos autores que tratam do tema da Educação em Engenharia e às reflexões acerca do fazer docente da área. A pesquisa é quantitativa de natureza aplicada, caracterizada como exploratória, e foi realizada com alunos dos programas de pós-graduação em Engenharia de uma universidade federal. Acima de 40% dos pós-graduandos que responderam o questionário têm interesse na carreira docente, mas a preparação específica para o exercício da docência é quase inexistente nos cursos que realizam, apenas se atrelando ao estágio de docência que, para mais de 60% dos respondentes, é insuficiente. Por isso, faz-se necessário que os programas de pós-graduação pensem na inclusão, em suas grades curriculares, de disciplinas que ofereçam uma formação didático-pedagógica, possibilitando àqueles que têm interesse em seguir na carreira acadêmica uma formação docente consistente.

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Autores
  • Dirléia dos Santos Lima Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Luciano Andreatta-da-Costa Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Fundação Liberato, FTEC, Brasil
Biografia
Dirléia dos Santos Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Mestre em Engenharia Química - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Especialização em Educação em Engenharia e Ensino de Ciências e Matemática – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Brasil

Luciano Andreatta-da-Costa, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Fundação Liberato, FTEC, Brasil

Doutor em Engenharia - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Professor e Pesquisador – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Fundação Liberato, FTEC, Brasil

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Como Citar

DOS SANTOS LIMA, D.; ANDREATTA-DA-COSTA, L. A formação docente em programas de pós-graduação em Engenharia de uma universidade federal brasileira: diagnóstico e perspectivas. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 14, n. 33, 2017. DOI: 10.21713/2358-2332.2017.v14.1450. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1450. Acesso em: 29 mar. 2024.

Seção

Debates

Publicado:

dez. 18, 2017
Palavras-chave:

Teacher Education. Teacher-Engineer. Engineering Graduate Studies. Teaching in Engineering. Formação Docente. Docente-Engenheiro. Pós-Graduação em Engenharia. Docência na Engenharia. Formación Docente. Docente-Ingeniero. Postgrado en Ingeniería. Docencia en Ingeniería.