POR UMA GÊNESE DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTERCULTURAL (GPEI) itinerários epistêmicos descolonizadores

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Resumo

Este ensaio autobiográfico, tem por objetivo resgatar, sistematizar e refletir desde o que a memória permite, sobre um itinerário que acabou constituindo e forjando a consolidação de um grupo de pesquisa no interior de uma universidade de cunho comunitário. Lança-se mão de um modo de escrita que se movimenta por entre a valorização da subjetividade e das relações que foram se estabelecendo no processo. A escrita autobiográfica é compreendida como o exercício de descrever dinâmicas interiores, explorando e reconhecendo na subjetividade o potencial criativo e, portanto, valoriza-se um itinerário que é construído no ato mesmo da experiência, nesse sentido ele é mais instituinte do que instituído. Ganha relevância a perspectiva da descolonização do pensamento (e das subjetividades), como uma prática que impulsiona ao encontro consigo mesmo (autobiográfico) e abre-se para o com quem e o onde se está (geoepistêmico). O ensaio destaca o reconhecimento da existencialidade como elemento fundante do trabalho coletivo e a horizontalidade como estratégia de construção de pertencimentos identitários. Enfatiza a sensibilidade e a abertura como dinâmicas que possibilitam o abrir-se para modos outros de conhecer e produzir conhecimentos, podendo e devendo ser experimentados no cotidiano, arena em que revela potencialmente a existencialidade.  

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Autores
Biografia
Gilberto Ferreira da Silva, Universidade La Salle

Doutor em Educação. Professor do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação da Unviersidade La Salle. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural (GPEI). Coordenador da Linha de Pesquisa Formação de Professores, teorias e práticas educativas. Pesquisador do CNPq 2.

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Como Citar

SILVA, G. F. da . POR UMA GÊNESE DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTERCULTURAL (GPEI) : itinerários epistêmicos descolonizadores . Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 16, n. 36, p. 1–22, 2020. DOI: 10.21713/rbpg.v16i36.1702. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1702. Acesso em: 9 nov. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras

Publicado:

nov. 2, 2020