A POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO COMO FORMA DE INTERAÇÃO ENTRE A ACADEMIA E A SOCIEDADE

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

A popularização do conhecimento, de acordo com o portal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq é uma ação que divulga os resultados científicos e tecnológicos das pesquisas para além da academia, alcançando a sociedade por meio da disseminação de informações para um público amplo, com linguagem apropriada e direcionada para esse fim. Ao olhar para essa prática no âmbito das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES), observa-se que este pode ser um caminho para a interlocução entre a academia e a sociedade, tendo em vista que a busca dessa aproximação tem sido um fato presente no planejamento institucional das ICES. Com isso, para observar a popularização do conhecimento e dos resultados das pesquisas científicas numa universidade comunitária, o percurso metodológico considerou as respostas apresentadas por pesquisadores para um questionário estruturado sobre o tema. Os dados foram explorados com base na análise textual discursiva, seguindo os preceitos de Bacellar (2005) e de Moraes e Galiazzi (2011). Ademais, foram estabelecidas pelos autores do artigo as categorias para interpretação do questionário, identificadas como: domínio do conceito sobre popularização do conhecimento; o interesse pelo tema; as práticas de popularização do conhecimento; os desafios existentes e o entendimento sobre os resultados que essa ação pode proporcionar. Essas categorias são colocadas em relação a três dimensões de análise para instituições de educação superior, propostas por McCowan (2018): valor, função e interação.  A partir dessas interfaces, é proposto o Sistema para a Popularização do Conhecimento Científico das Universidades para a Sociedade.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Marcia Speguen de Quadros Piccoli
  • Mateus Panizzon Universidade de Caxias do Sul
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

SPEGUEN DE QUADROS PICCOLI, M.; PANIZZON, M. A POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO COMO FORMA DE INTERAÇÃO ENTRE A ACADEMIA E A SOCIEDADE. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 17, n. 37, p. 1-22, 29 jul. 2021.

Seção

Estudos

Publicado:

Jul 29, 2021
Palavras-chave:

Popularização do conhecimento. Pesquisa científica. Instituição de Ensino Superior.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.