A Tarefa de casa objetivos e implicações

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Resumo

  • Resumo

Este artigo busca a reflexão sobre os desafios relacionados ao dever de casa e os objetivos a ela relacionados como: a interação família-escola, como instrumento para o desenvolvimento da autonomia do aluno e/ou de reforço do que é estudado em sala, como instrumento de aprendizagem: avaliativo e auto avaliativo e suas implicações. Por meio da busca bibliográfica exploratória, sustentada em vários autores, dentre os quais o sul-africano NDEBELE (2018), brasileiros e outros sul-americanos como CARVALHO (2006), COLLI e LUNA (2019), REGUEIRO et al (2020)., RESENDE et al (2018)., RODRIGUES (1998), SUEHIRO e BORUCHOVITCH (2019), VEGA et al.(2018) e norte-americanos como ATKINSON (2020) e KIDWELL (2004) procurou-se discutir como a tarefa de casa medeia vários objetivos importantes: permite e melhora a interação entre família e escola, fornecendo ao aluno meios de se tornar mais autônomo, responsável e disciplinado. Serve ainda de meio para reforçar o que não foi apreendido em sala de aula, prestando-se a instrumento de avalição do processo ensino-aprendizagem pelos professores, pelos pais e pelo próprio aluno. Ademais apontamos outras implicações deste objeto de pesquisa relacionadas a questões afetivas, econômicas e sociais.

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Autores
  • Débora Pricilla dos Santos Instituto Federal de Goiás
Biografia
Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ATKINSON, J. Why homework is important Disponível em acessado em 11 de maio de 2020.
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COLLI, D.R. & LUNA, S.V. de. Práticas de integração Família-Escola como Preditoras do Desempenho Escolar de Alunos. Psicologia Escolar Educacional - EPUB. Vol.39. Brasília. Dez. 2019.
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Como Citar

DOS SANTOS, D. P. A Tarefa de casa: objetivos e implicações. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 17, n. 38, p. 1–17, 2022. DOI: 10.21713/rbpg.v17i38.1807. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1807. Acesso em: 4 out. 2024.

Seção

Artigos

Publicado:

jun. 1, 2022
Palavras-chave:

Tarefa de casa, Processo ensino-aprendizagem, Interação família-escola, Autonomia