Portal de Periódicos da Capes: proposta de um modelo de estudo bibliométrico para avaliação da coleção

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Esta pesquisa objetivou estudar a adequação da coleção do Portal de Periódicos da Capes, realizando como experiência-piloto um estudo bibliométrico da coleção de Ciência da Informação (CI) do Portal. O trabalho discorre sobre a evolução dos programas de aquisição de periódicos, passando pelos consórcios para a aquisição de publicações eletrônicas até chegar ao Portal Capes. A seguir, são discutidos critérios existentes na literatura para determinar a inclusão de novos títulos em uma coleção. Os resultados da análise bibliométrica mostraram que a coleção do Portal continha 45% dos artigos citados nas teses e dissertações analisadas, indicando que a coleção pode ser ampliada para melhor atender às necessidades de seus usuários. O trabalho recomenda que a análise bibliométrica passe a fazer parte dos critérios adotados para a seleção de novos títulos do Portal.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Wesley Rodrigo Fernandes
  • Beatriz Valadares Cendón
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

FERNANDES, W. R.; CENDÓN, B. V. Portal de Periódicos da Capes: proposta de um modelo de estudo bibliométrico para avaliação da coleção. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 7, n. 13, 2010. DOI: 10.21713/2358-2332.2010.v7.196. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/196. Acesso em: 16 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

nov. 30, 2010
Palavras-chave:

Ciência da Informação. Periódico Eletrônico. Biblioteca Digital. Portal de Periódicos Capes. Avaliação de Coleções. Information Science. Electronic Journals. Digital Library. Capes Portal of Electronic Journals. Collection Evaluation. Ciencia de la Información. Periódico Electrónico. Biblioteca Digital. Portal de Periódicos Capes. Evaluación de Colecciones.