Iniciação científica no ensino médio: um modelo de aproximação da escola com a universidade por meio do método científico
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Este artigo descreve o programa educacional “Iniciação Científica no Ensino Médio: um Modelo de Aproximação da Escola com a Universidade por meio do Método Científico”, que é desenvolvido em Porto Alegre desde 1999. Trata-se de um projeto desenvolvido em colaboração com a Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PROPESQ/UFRGS), Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PROREXT/UFRGS) e Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul. Nesse programa, o método científico foi introduzido no currículo do ensino médio, de sorte a garantir um melhor rendimento dos alunos na universidade no futuro. Os estudantes, acompanhados de professores da mesma escola, vão a laboratórios da universidade (UFRGS) para aprender e desenvolver projetos de pesquisa científica em trabalhos originais aos sábados. Os estudos continuam na escola durante a semana. Fisiologia Médica foi o ponto de partida para a investigação científica. O programa é baseado no fato de que o uso do método científico para resolver problemas contextuais da vida quotidiana permite o desenvolvimento de procedimentos neurais universais para a resolução de inúmeros outros tipos de problemas. Isso se deve, em parte, ao impacto emocional que essas rotinas neurais impõem ao cérebro humano. Assim, e baseados nos resultados que vimos obtendo ao longo desses anos, acreditamos que o programa consiga desenvolver uma circuitaria cerebral autoestimulatória ligada ao sistema de recompensa do cérebro, que transforma o aprendizado em prazer, promovendo uma educação de alta qualidade.
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Como Citar
Seção
Primeira SeçãoPublicado:
mar. 31, 2012Método Científico. Ensino Médio. Ensino de PósGraduação. Scientific Method. High School Education. Graduate Education. Método Científico. Educación Secundaria. Enseñanza de Postgrado.