Doutoramento e perspectivas de integração profissional: um estudo baseado nos doutorados pela Universidade do Minho

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este artigo fornece informação sobre os percursos profissionais dos doutorados, enfatizando a necessidade de debate teórico acercadas representações e dos lugares do doutoramento, face a contextos de ação cada vez mais complexos e diversos, caracterizados pelo aumento do número de doutorados e pelas dificuldades várias de entrada deles no mercado de trabalho, especialmente o acadêmico, e a persistência de uma representação dualista sobre os modos de aplicação e interesse do doutoramento nos contextos acadêmico e não acadêmico. O texto baseia-se em uma pesquisa realizada junto dos doutorados da Universidade do Minho, Portugal.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Carla Quintas
  • Emília Araújo
Biografia
Carla Quintas
Msstre em Sociologia pela Universidade do Minho.
Emília Araújo
Doutora em Sociologia pela Universidade do Minho.Endereço: Universidade do Minho – Departamento de Sociologia.
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

QUINTAS, C.; ARAÚJO, E. Doutoramento e perspectivas de integração profissional: um estudo baseado nos doutorados pela Universidade do Minho. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 10, n. 19, 30 mar. 2013.

Seção

Estudos

Publicado:

Mar 30, 2013
Palavras-chave:

Doutoramento. Percurso. Atividade Profissional.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.