Avaliação da qualidade do periódico científico para indexação: estudo de caso ilustrado na Revista Ibero-Americana de Engenharia Industrial (IJIE)

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O objetivo do presente trabalho é apresentar um modelo de avaliação construído para o periódico Revista Ibero-Americana de Engenharia Industrial (IJIE, sigla em inglês), levando em conta os critérios necessários e suficientes, segundo a percepção do editor científico (decisor), para apoiar sua gestão, a fim de buscar a indexação no portal de periódicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trata-se de um estudo de caso de natureza exploratória. Para acoleta de dados, utilizaram-se fontes primárias, por meio de entrevista com o editor do periódico. A partir do modelo construído, possibilitou-se:(i) identificar 84 critérios julgados relevantes pelo decisor; (ii)avaliar o periódico segundo esses critérios; e (iii) gerar alternativas para aperfeiçoar o desempenho, permitindo, ao decisor, compreender as consequências dessas ações. Os resultados apontaram para autilidade da proposta, que conseguiu cumprir os objetivos de identificar,organizar e mensurar os aspectos relevantes segundo a percepção do editor, responsável pelo gerenciamento do periódico.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Sandra Rolim Ensslin
  • Fabrício Kurman Merlin
  • Juliane Vieira de Souza
  • Leonardo Ensslin
  • Vera Lúcia Duarte do Valle Pereira
  • Nara Medianeira Stefano Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e doutoranda em Engenharia de Produção na UFSC.
Biografia
Sandra Rolim Ensslin
Doutora em Engenharia de Produção pelaUniversidade Federal de Santa Catarina, professora adjunta daUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenadorado Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC/UFSC).
Fabrício Kurman Merlin
Doutorando e mestre em Engenharia deProdução pela UFSC.
Juliane Vieira de Souza
Mestre em Ciências Contábeis pela UFSCe doutoranda em Engenharia de Produção na UniversidadeFederal de Santa Catarina.
Leonardo Ensslin
Doutor em Engenharia Industrial e Sistemasna University of Southern California e professor titular da UFSC.
Vera Lúcia Duarte do Valle Pereira
Mestre em IndustrialEngineering pela University of Houston System, doutora emEngenharia Mecânica pela UFSC e professora associada II daUFSC.
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

ENSSLIN, S. R.; MERLIN, F. K.; DE SOUZA, J. V.; ENSSLIN, L.; PEREIRA, V. L. D. DO V.; STEFANO, N. M. Avaliação da qualidade do periódico científico para indexação: estudo de caso ilustrado na Revista Ibero-Americana de Engenharia Industrial (IJIE). Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 10, n. 19, 30 mar. 2013.

Seção

Estudos

Publicado:

Mar 30, 2013
Palavras-chave:

Periódico Científico Eletrônico. Indexação. Avaliação da Qualidade. Portal de Periódicos. MCDA-C.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.