O Qualis Periódicos na percepção de um grupo de coordenadores de programas de pós-graduação

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

A avaliação da qualidade das publicações dos programas depós-graduação por meio do sistema Qualis Periódicos tem sido alvode críticas, sugerindo a necessidade de uma revisão, considerando quesua implantação teve início em 1998. Entretanto, não há consensosem relação à metodologia de classificação, tampouco a respeito dospesos conferidos para a avaliação dos programas de pós-graduação.Esta pesquisa de natureza qualitativa foi desenvolvida medianteconsulta por via eletrônica para a coleta de informações endereçada aoscoordenadores de programas de pós-graduação que tiveram suas notasmodificadas nas três últimas avaliações trienais da Capes (2004, 2007 e2010). Os resultados apontaram incertezas, mas a maioria mostrou-sefavorável à continuidade e ao aperfeiçoamento desse sistema.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Maria Goretti de Lacerda Maciel
  • Ivan Rocha Neto
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

MACIEL, M. G. DE L.; NETO, I. R. O Qualis Periódicos na percepção de um grupo de coordenadores de programas de pós-graduação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 9, n. 18, 31 dez. 2012.

Seção

Estudos

Publicado:

Dez 31, 2012

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.