Portal da Capes: contribuições para uma epistemologia crítica em pesquisa social

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Aborda-se o Portal de Periódicos da Capes e sua relação com as pesquisas sociais engajadas em epistemologias críticas, objetivando analisá-lo como um veículo de informações para as pesquisas alinhadas à concepção materialista histórica diante da expansão das bibliotecas digitais e pela importância da contraposição às adversidades do sistema capitalista. À luz da concepção materialista histórica, empregou-se na metodologia: o método lógico-dialético; o método de procedimento comparativo; a coleta de dados por leitura analítica; a sistematização por fichamento analítico; e a análise de dados mediante análise crítica. As considerações finais são no sentido de que o Portal de Periódicos da Capes potencializa informações úteis para as pesquisas engajadas emepistemologias críticas, mas é necessária a busca de aprimoramento constante sobre o aspecto operacional do portal, para que ele seja eficaz sobre as pesquisas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Rosana Célia da Silva Carvalho
  • Rejane do Socorro da Silva Carvalho
Biografia
Rosana Célia da Silva Carvalho
Especialista em Metodologia daPesquisa Científica pela Universidade do Estado do Pará (Uepa).
Rejane do Socorro da Silva Carvalho
Mestra em Educação pelaUniversidade de Brasília (UnB).
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

CARVALHO, R. C. DA S.; CARVALHO, R. DO S. DA S. Portal da Capes: contribuições para uma epistemologia crítica em pesquisa social. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 10, n. 19, 30 mar. 2013.

Seção

Estudos

Publicado:

Mar 30, 2013
Palavras-chave:

Portal. Digital. Periódicos. Capes. Epistemologia. Dialética.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.