Fundamentos para o conteúdo e a implementação da pós-graduação em Ecologia

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

A recente expansão do investimento brasileiro na pósgraduação em Ecologia cria uma oportunidade de progresso nos programas de treinamento. Não há progresso sem metas, e as metas de um esforço conjunto se beneficiam da partilha de valores fundamentais. Este artigo contribui para o debate em curso, propondo um conjunto de áreas de conhecimento fundamentais para a formaçãodo ecólogo. A Matemática, a Estatística e a Evolução são apresentadas como ‘pilares’; a História Natural, a Lógica e a Retórica são vistas como o ‘cimento’ que dá consistência ao treinamento. Finalmente, sem deixar de frisar a importância da criatividade local, propomos um conjunto de princípios gerais de implementação para transformar os valores fundamentais em uma realidade de treinamento inovadora e produtiva.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Gonçalo Ferraz
  • Glauco Machado
  • Paulo R. Guimarães Jr.
  • Samantha Koehler
Biografia
Gonçalo Ferraz
Doutor em Ecologia e Biologia Evolutiva pelaUniversidade de Columbia, Estados Unidos.
Glauco Machado
Doutor em Ecologia pela Universidade Estadualde Campinas.
Paulo R. Guimarães Jr.
Doutor em Ecologia pela UniversidadeEstadual de Campinas.
Samantha Koehler
Doutora em Biologia Vegetal pela UniversidadeEstadual de Campinas.
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

FERRAZ, G.; MACHADO, G.; R. GUIMARÃES JR., P.; KOEHLER, S. Fundamentos para o conteúdo e a implementação da pós-graduação em Ecologia. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 10, n. 19, 30 mar. 2013.

Seção

Debates

Publicado:

Mar 30, 2013
Palavras-chave:

Currículo. Ecologia. Pós-Graduação. Matemática. Estatística. Evolução. História Natural. Lógica.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.