Quais são as indicações geográficas brasileiras?

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O presente trabalho analisa as solicitações e os registros das indicações geográficas (IGs) brasileiras feitas ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial desde a entrada em vigor da Lei de Propriedade Industrial, em maio de 1997, até o final do ano de 2011. Os principais produtos brasileiros que buscam proteção são o café, as bebidas alcoólicas, as rochas, a água mineral, o queijo e o algodão colorido,sendo o café o responsável por 18,6% dos depósitos nacionais. A região com o maior número de depósitos é a Sudeste. No entanto, é o Rio Grande do Sul, estado localizado na região Sul, o detentor do maior número de IGs concedidas, seis das 14. O setor com mais concessões até 2011 foi o de bebidas alcoólicas, com três IGs: duas para vinhos e uma para a cachaça, o que representa 21,4% das concessões.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Patrícia Maria da Silva Barbosa
  • Lucia Regina Rangel de Moraes Valente Fernandes
  • Celso Luiz Salgueiro Lage
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

BARBOSA, P. M. DA S.; RANGEL DE MORAES VALENTE FERNANDES, L. R.; LAGE, C. L. S. Quais são as indicações geográficas brasileiras?. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 10, n. 20, 27 dez. 2013.

Seção

Debates

Publicado:

Dez 27, 2013

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.