Inovação tecnológica na área de Educação em contexto de disseminação tecnológica – a experiência da Pós- Graduação em Educação, Cultura e Comunicação nas Periferias Urbanas – FEBF/Uerj

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

As reflexões que apresentamos aqui são derivadas de quase uma década de pesquisas envolvendo docentes e discentes da Faculdadede Educação da Baixada Fluminense (FEBF), campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), as quais, inclusive, originaram e constituem o núcleo das atividades do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação nas Periferias Urbanas. O que tentamos colocar em perspectiva é que, quando pesquisadores do campo de Educação iniciam sua intervenção tratando as tecnologias socialmente disseminadas como novos dispositivos culturais, ou seja, para além de meras ferramentas, não há como persistir na forma como fazíamos pesquisas em Educação. A pesquisa tecnológica convoca pesquisadores, docentes, discentes, participantes e o público a serem todos produtores de tecnologia e não apenas críticos do seu uso.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Henrique Garcia Sobreira
  • Liliane Leroux
  • Leonardo Lima Sampaio
  • Felype Lopes Bastos
  • Rodrigo Mesquita da Silva
Biografia
Henrique Garcia Sobreira
Doutor em Educação Brasileira pelaUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Liliane Leroux
Doutora em Educação pela Uerj e professora adjuntada Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/Uerj).
Leonardo Lima Sampaio
Licenciado em Matemática pela Uerj ebolsista do CNPq.
Felype Lopes Bastos
Formando em Pedagogia pela FEBF/Uerj e bolsista do CNPq.
Rodrigo Mesquita da Silva
Mestre em Educação, Cultura eComunicação em Periferias Urbanas pela FEBF/Uerj e bolsistado Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro(Faperj).
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

GARCIA SOBREIRA, H.; LEROUX, L.; LIMA SAMPAIO, L.; LOPES BASTOS, F.; MESQUITA DA SILVA, R. Inovação tecnológica na área de Educação em contexto de disseminação tecnológica – a experiência da Pós- Graduação em Educação, Cultura e Comunicação nas Periferias Urbanas – FEBF/Uerj. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 10, n. 20, 2013. DOI: 10.21713/2358-2332.2013.v10.395. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/395. Acesso em: 26 abr. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras

Publicado:

dez. 27, 2013