Inovação tecnológica na área de Educação em contexto de disseminação tecnológica – a experiência da Pós- Graduação em Educação, Cultura e Comunicação nas Periferias Urbanas – FEBF/Uerj

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

As reflexões que apresentamos aqui são derivadas de quase uma década de pesquisas envolvendo docentes e discentes da Faculdadede Educação da Baixada Fluminense (FEBF), campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), as quais, inclusive, originaram e constituem o núcleo das atividades do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação nas Periferias Urbanas. O que tentamos colocar em perspectiva é que, quando pesquisadores do campo de Educação iniciam sua intervenção tratando as tecnologias socialmente disseminadas como novos dispositivos culturais, ou seja, para além de meras ferramentas, não há como persistir na forma como fazíamos pesquisas em Educação. A pesquisa tecnológica convoca pesquisadores, docentes, discentes, participantes e o público a serem todos produtores de tecnologia e não apenas críticos do seu uso.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Henrique Garcia Sobreira
  • Liliane Leroux
  • Leonardo Lima Sampaio
  • Felype Lopes Bastos
  • Rodrigo Mesquita da Silva
Biografia
Henrique Garcia Sobreira
Doutor em Educação Brasileira pelaUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Liliane Leroux
Doutora em Educação pela Uerj e professora adjuntada Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/Uerj).
Leonardo Lima Sampaio
Licenciado em Matemática pela Uerj ebolsista do CNPq.
Felype Lopes Bastos
Formando em Pedagogia pela FEBF/Uerj e bolsista do CNPq.
Rodrigo Mesquita da Silva
Mestre em Educação, Cultura eComunicação em Periferias Urbanas pela FEBF/Uerj e bolsistado Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro(Faperj).
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

GARCIA SOBREIRA, H.; LEROUX, L.; LIMA SAMPAIO, L.; LOPES BASTOS, F.; MESQUITA DA SILVA, R. Inovação tecnológica na área de Educação em contexto de disseminação tecnológica – a experiência da Pós- Graduação em Educação, Cultura e Comunicação nas Periferias Urbanas – FEBF/Uerj. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 10, n. 20, 27 dez. 2013.

Seção

Experiências

Publicado:

Dez 27, 2013

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.