Mestrado profissional em Educação e inovação na prática docente

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Resumo

O artigo apresenta a experiência de planejamento e implantação de um mestrado profissional em Educação destinado à formação docente, com ênfase na aplicação de conhecimentos para a atuação profissional, porém, alicerçada na pesquisa, no pensamento reflexivo/crítico e na inovação pedagógica. A abordagem adotada para o relato busca superar as diferenças e os antagonismos entre mestrados acadêmicos e profissionais e se foca nos componentes que distinguem uma inovação: a) a alteração de sentido da prática corrente; e b) o caráter intencional, sistemático e planejado, em contraponto à mudança espontânea ou esporádica. São discutidos os conceitos de mestradoprofissional e inovação no âmbito educacional; é apresentado o projeto pedagógico, sua organização, bem como os elementos que viabilizam a inovação na atuação profissional; além da experiência vivenciada até o momento e os aprimoramentos possíveis.

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Autores
  • Ronei Ximenes Martins
  • Cláudia Maria Ribeiro
Biografia
Referências

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Como Citar

MARTINS, R. X.; RIBEIRO, C. M. Mestrado profissional em Educação e inovação na prática docente. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 10, n. 20, 2013. DOI: 10.21713/2358-2332.2013.v10.398. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/398. Acesso em: 27 abr. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras

Publicado:

dez. 27, 2013