Mestrado profissional interdisciplinar em desenvolvimento local: uma proposta inovadora

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este artigo parte de discussões sobre o mundo do trabalho,ressaltando a importância da educação continuada como fator fundamental para o desenvolvimento do Brasil. Faz um breve balanço das medidas governamentais (Ministério da Educação, Capes eagências de fomento) visando à inserção do País em uma situação mundial mais favorável, no que tange à pesquisa científica e à inovação. Aborda a importância da normatização dos mestrados profissionais pela Capes e, por fim, mostra algumas experiências do Programa dePós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Local (PPGDL)do Unisuam, Rio de Janeiro, Brasil, que tem procurado estabelecer relações entre universidade, governo, iniciativa privada e terceiro setor com vistas à realização de projetos de desenvolvimento sustentável.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Maria Geralda de Miranda
  • Ana Maria Pires Novaes
  • Kátia Eliane Santos Avelar
Biografia
Maria Geralda de Miranda
Pós-doutora em Letras pelaUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenadora doMestrado Profissional Interdisciplinar em Desenvolvimento Localdo Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam).
Ana Maria Pires Novaes
Doutora em Letras pela UniversidadeFederal Fluminense (UFF) e professora do curso de MestradoProfissional Interdisciplinar em Desenvolvimento Local doUnisuam.
Kátia Eliane Santos Avelar
Doutora em Ciências (Microbiologia)pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora do cursode Mestrado Profissional Interdisciplinar em DesenvolvimentoLocal do Unisuam.
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

DE MIRANDA, M. G.; PIRES NOVAES, A. M.; SANTOS AVELAR, K. E. Mestrado profissional interdisciplinar em desenvolvimento local: uma proposta inovadora. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 10, n. 20, 27 dez. 2013.

Seção

Experiências

Publicado:

Dez 27, 2013
Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável. Educação. Interdisciplinaridade. Mestrado Profissional. Trabalho.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.