Sustentabilidade e interdisciplinaridade: inovações e desafios dos programas de pós-graduação em Ambiente e Sociedade. O caso do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Realizada pela ONU em 1992, a Conferência sobreDesenvolvimento e Meio Ambiente consagra a noção deDesenvolvimento Sustentável, nascida na década anterior. Três anosdepois, surge o Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidadede Brasília (CDS/UnB), que antecede o boom dos programas de pósgraduaçãointerdisciplinares e se insere no crescimento de programasvoltados à relação entre ambiente e sociedade. O presente artigo refletesobre algumas das inovações e desafios desse centro, que construiusua identidade no binômio sustentabilidade e interdisciplinaridade.Portanto, aborda essas duas noções antes de adentrar a trajetóriaespecífica do centro em seus componentes de inovação e desafios.Como considerações finais, o artigo apresenta uma reflexão sobre onovo desenho do campo da sustentabilidade e os desafios para osprogramas de pós-graduação que lidam com o tema.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Elimar Pinheiro Nascimento
  • Mauricio Amazonas
  • Andréa Vilhena
Biografia
Elimar Pinheiro Nascimento
123
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

NASCIMENTO, E. P.; AMAZONAS, M.; VILHENA, A. Sustentabilidade e interdisciplinaridade: inovações e desafios dos programas de pós-graduação em Ambiente e Sociedade. O caso do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 10, n. 21, 14 fev. 2014.

Seção

Experiências

Publicado:

Fev 14, 2014

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.