Características e expectativas dos inscritos no processo seletivo do mestrado profissional em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

As dificuldades enfrentadas na capacitação dos profissionais da saúde envolvem um conjunto de variáveis para garantir que os princípios e as diretrizes que regem o Sistema Único de Saúde (SUS) sejam preservados e fortalecidos. O mestrado profissional vem se apresentado como uma alternativa para a solução da capacitação e qualificação do profissional de saúde. O presente artigo discorre sobre os temas propostos e algumas características dos candidatos a esse mestrado, como gênero, graduação, unidade federativa e instituição de origem e título da proposta de trabalho. Oitenta vírgula oito por cento eram do sexo feminino, com predominância das profissões da saúde e da região Sudeste. Pode-se perceber a aderência dos candidatos à proposta do mestrado profissional em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Sérgio Pacheco de Oliveira
  • Antenor Amâncio Filho Fundação Oswaldo Cruz
  • Isabella Vitral Pinto Fundação Oswaldo Cruz
Biografia
Sérgio Pacheco de Oliveira
Doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IMS/Uerj), mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, pesquisador da Estação de Trabalho ENSP/Fiocruz da Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde da OPS/OMS/MS.
Antenor Amâncio Filho, Fundação Oswaldo Cruz
Pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, pesquisador da Estação de Trabalho Ensp/Fiocruz da Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde da OPS/OMS/MS.
Isabella Vitral Pinto, Fundação Oswaldo Cruz
Bolsista da Estação de Trabalho da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/Fiocruz, da Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde da OPS/OMS/MS.
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

OLIVEIRA, S. P. DE; AMÂNCIO FILHO, A.; PINTO, I. V. Características e expectativas dos inscritos no processo seletivo do mestrado profissional em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 11, n. 24, 20 maio 2015.

Seção

Experiências

Publicado:

Mai 20, 2015
Palavras-chave:

Pós-Graduação. Mestrado Profissional.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.