Características e expectativas dos inscritos no processo seletivo do mestrado profissional em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

As dificuldades enfrentadas na capacitação dos profissionais da saúde envolvem um conjunto de variáveis para garantir que os princípios e as diretrizes que regem o Sistema Único de Saúde (SUS) sejam preservados e fortalecidos. O mestrado profissional vem se apresentado como uma alternativa para a solução da capacitação e qualificação do profissional de saúde. O presente artigo discorre sobre os temas propostos e algumas características dos candidatos a esse mestrado, como gênero, graduação, unidade federativa e instituição de origem e título da proposta de trabalho. Oitenta vírgula oito por cento eram do sexo feminino, com predominância das profissões da saúde e da região Sudeste. Pode-se perceber a aderência dos candidatos à proposta do mestrado profissional em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Sérgio Pacheco de Oliveira
  • Antenor Amâncio Filho Fundação Oswaldo Cruz
  • Isabella Vitral Pinto Fundação Oswaldo Cruz
Biografia
Sérgio Pacheco de Oliveira

Doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IMS/Uerj), mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, pesquisador da Estação de Trabalho ENSP/Fiocruz da Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde da OPS/OMS/MS.

Antenor Amâncio Filho, Fundação Oswaldo Cruz
Pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, pesquisador da Estação de Trabalho Ensp/Fiocruz da Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde da OPS/OMS/MS.
Isabella Vitral Pinto, Fundação Oswaldo Cruz
Bolsista da Estação de Trabalho da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/Fiocruz, da Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde da OPS/OMS/MS.
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

OLIVEIRA, S. P. de; AMÂNCIO FILHO, A.; PINTO, I. V. Características e expectativas dos inscritos no processo seletivo do mestrado profissional em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 11, n. 24, 2015. DOI: 10.21713/2358-2332.2014.v11.440. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/440. Acesso em: 30 abr. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras

Publicado:

mai. 20, 2015
Palavras-chave:

Pós-Graduação. Mestrado Profissional. Health Education. Professional Master’s Degree.Labor Management in Healthcare.Management of Health Education. Educación para la Salud. Máster Profesional. Gestión Laboral en el Sector Salud. Gestión de la Educación en Salud.