Diplomas de mestrado e doutorado em Educação obtidos em universidades estrangeiras: o reconhecimento a partir da concretude dos dados

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este artigo objetiva contribuir para as discussões que ocorrem no contexto de diferentes universidades brasileiras autorizadas a reconhecer estudos em nível de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), quando se debruçam sobre documentos que geram os diplomas obtidos fora do território nacional. O texto se origina da análise de documentos pertencentes a 32 pedidos de reconhecimento na área da Educação, a qual levou à identificação de problemas nos seguintes aspectos: atas das defesas, currículos de membros da banca examinadora, currículo do orientador e sua participação na defesa e resumo do trabalho. A análise permitiu identificar condições díspares entre a obtenção de diplomas stricto sensu dentro e fora do Brasil, pondo em questão o princípio da equivalência de estudos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Lucia Regina Vilarinho Fundação Cesgranrio/RJ
  • Wania Regina Coutinho Gonzalez Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Universidade Estácio e Sá
Biografia
Lucia Regina Vilarinho, Fundação Cesgranrio/RJ
Pedagoga PUC/RJ; Mestre e Doutora em Educação pela UFRJ; Professora aposentada da Faculdade de Educação da UFRJ; Docente do PPGE da Universidade Estácio de Sá (2000-2014); atualmente Professora Adjunta do Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação Cesgranrio /RJ.
Wania Regina Coutinho Gonzalez, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Universidade Estácio e Sá
Professoda Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense;Professora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade EStácio de Sá.Doutora em Educação – UFRJSocióloga e Mestre em Educação - FGV
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

VILARINHO, L. R.; GONZALEZ, W. R. C. Diplomas de mestrado e doutorado em Educação obtidos em universidades estrangeiras: o reconhecimento a partir da concretude dos dados. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 11, n. 26, 9 dez. 2014.

Seção

Debates

Publicado:

Dez 9, 2014
Palavras-chave:

Cursos de mestrado e doutorado. Reconhecimento de diplomas. Equivalência de esforços acadêmicos.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.