Peculiaridades da pós-graduação no Brasil, na Costa Rica, no Equador e no México: um estudo comparativo

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este artigo objetiva compreender como a pós-graduaçãoé caracterizada no Brasil, na Costa Rica, no Equador e no México,bem como discutir peculiaridades do trabalho docente nesse nívelformativo. A metodologia deste estudo comparativo contou compesquisa bibliográfica, análise documental e grupo focal. Apesar de serentendida de forma distinta nesses quatro países latino-americanos,a pós-graduação diz respeito a uma formação superior qualificadaque, em geral, requer envolvimento com pesquisa. As fronteiras entreespecialização e mestrado profissional são tênues e ambíguas namaioria dos países. A exigência de titulação para atuar como docente nesse nível de ensino é distinta, e muitos professores estão vulneráveisà precarização do trabalho, indicando problemáticas e desafios comunspara o avanço da pós-graduação na região como um todo.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Christianne Luce Gomes Universidade Federal de Minas Gerais/CNPq/FAPEMIG
  • Rodrigo Elizalde Grupo de pesquisa Otium - Lazer, Brasil & América Latina (UFMG/CNPq)
Biografia
Christianne Luce Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais/CNPq/FAPEMIG
Doutora em Educação (UFMG), com Pós-doutorado em Ciências Políticas e Sociais (UNC/Argentina). Professora do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da UFMG, pesquisadora da Fapemig/PPM e bolsista DTI-A do CNPq (2013-2013). Líder do Grupo de Pesquisa Otium (UFMG/CNPq).
Rodrigo Elizalde, Grupo de pesquisa Otium - Lazer, Brasil & América Latina (UFMG/CNPq)
Doutor e Mestre em Educação (UB/Chile), com Pós-doutorado em Geografia (UFMG). Especialista em Educação Ambiental, Globalização e Sustentabilidade (UNED/Espanha). Psicólogo (UB). Pesquisador CNPq com bolsa DTI-A (2013-2014). Colíder do Grupo de Pesquisa Otium: Lazer, Brasil & América Latina (UFMG/CNPq).
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

GOMES, C. L.; ELIZALDE, R. Peculiaridades da pós-graduação no Brasil, na Costa Rica, no Equador e no México: um estudo comparativo. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 11, n. 25, 21 out. 2014.

Seção

Estudos

Publicado:

Out 21, 2014
Palavras-chave:

Pós-graduação. Mestrado. América Latina. Universidade.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.