Oriximiná-Santarém-Belém: a formatação de um novo programa de pós-graduação em Biociências na Amazônia com um forte vínculo com os estudantes do ensino médio e fundamental

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

A proposta deste texto é apresentar o histórico e a formatação de um novo programa de pós-graduação em Biociências (PPGBIO) no interior da Amazônia, com sede no campus de Oriximiná, oeste do Pará, vinculado à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O PPGBIO é o segundo curso da Amazônia vinculado ao Comitê Ciências Biológicas II (CBII), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(Capes), e apresenta uma formatação inovadora com a coorientaçãode professores do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular (PNBC) da Universidade Federal do Pará (UFPA), atuando em associação com os orientadores da Ufopa. Os autores apresentam inicialmente a importância da pós-graduação para o desenvolvimento das comunidades que a fomentam, demonstrando claramente asassimetrias existentes em relação aos índices educacionais e de qualidade de vida nos estados da Amazônia em comparação aos estados com os melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. Em seguida, discorrem sobre o caminho percorrido até a implantação do PPGBIO em Oriximiná e Santarém para, finalmente, discutir os resultados do Programa de Ação Interdisciplinar (PAI) como apoio à implantação do PPGBIO, a necessidade de receber alunos mais preparados na pós graduação e de formar alunos de pós-graduação com mais qualidade, especialmente no relacionamento com alunos do ensino fundamentale médio.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Claudio Guedes Salgado
  • Domingos Wanderley Picanço Diniz
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

SALGADO, C. G.; PICANÇO DINIZ, D. W. Oriximiná-Santarém-Belém: a formatação de um novo programa de pós-graduação em Biociências na Amazônia com um forte vínculo com os estudantes do ensino médio e fundamental. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 11, n. 23, 24 jul. 2014.

Seção

Experiências

Publicado:

Jul 24, 2014

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.