O atual cenário do processo formativo de professores para o magistério da educação básica no Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

No atual contexto brasileiro de formação de professores, destaca-se o Conselho Técnico-Científico de Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CTC-EB/Capes). A partir de diálogos com a literatura e a legislação educacional que tratam da formação inicial e continuada de professores e de questionários aplicados a membros do CTC-EB/Capes, esperamos oferecer subsídios tanto para a sua dinâmica quanto para a compreensão dessa formação e seu aperfeiçoamento. Ressaltamos o importante papel desse conselho na condução da Política Nacional de Formação de Professores. Evidencia-se a transitoriedade do nível de formação do professor, bem como o conflito entre o reconhecimento da necessidade de formação em nível superior e a manutenção dela em nível médio, o que denota a indefinição de uma política de formação desses profissionais.

 

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Rita Márcia Andrade Vaz de Mello Universidade Federal de Viçosa
  • Carlos Roberto Jamil Cury UFMG e PUC\MG
Biografia
Rita Márcia Andrade Vaz de Mello, Universidade Federal de Viçosa
Pós-doutorado na UFMG/ Sorbonne ( 2013 ) . Formação de Professores e Políticas Públicas.  Professora associado da Universidade federal de Viçosa.
Carlos Roberto Jamil Cury, UFMG e PUC\MG
Pós-Doutorado. Prof. emérito UFMG e prof. PUC\MG
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

VAZ DE MELLO, R. M. A.; CURY, C. R. J. O atual cenário do processo formativo de professores para o magistério da educação básica no Brasil. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 11, n. 26, 2015. DOI: 10.21713/2358-2332.2014.v11.571. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/571. Acesso em: 18 abr. 2024.

Seção

Debates

Publicado:

jan. 16, 2015
Palavras-chave:

Formação de professores, política educacional, educação básica Formación del Profesorado. Política Educativa. Educación Básica. Teacher Education. Educational Policy. Basic Education.