O atual cenário do processo formativo de professores para o magistério da educação básica no Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

No atual contexto brasileiro de formação de professores, destaca-se o Conselho Técnico-Científico de Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CTC-EB/Capes). A partir de diálogos com a literatura e a legislação educacional que tratam da formação inicial e continuada de professores e de questionários aplicados a membros do CTC-EB/Capes, esperamos oferecer subsídios tanto para a sua dinâmica quanto para a compreensão dessa formação e seu aperfeiçoamento. Ressaltamos o importante papel desse conselho na condução da Política Nacional de Formação de Professores. Evidencia-se a transitoriedade do nível de formação do professor, bem como o conflito entre o reconhecimento da necessidade de formação em nível superior e a manutenção dela em nível médio, o que denota a indefinição de uma política de formação desses profissionais. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Rita Márcia Andrade Vaz de Mello Universidade Federal de Viçosa
  • Carlos Roberto Jamil Cury UFMG e PUC\MG
Biografia
Rita Márcia Andrade Vaz de Mello, Universidade Federal de Viçosa
Pós-doutorado na UFMG/ Sorbonne ( 2013 ) . Formação de Professores e Políticas Públicas.  Professora associado da Universidade federal de Viçosa.
Carlos Roberto Jamil Cury, UFMG e PUC\MG
Pós-Doutorado. Prof. emérito UFMG e prof. PUC\MG
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

VAZ DE MELLO, R. M. A.; CURY, C. R. J. O atual cenário do processo formativo de professores para o magistério da educação básica no Brasil. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 11, n. 26, 16 jan. 2015.

Seção

Debates

Publicado:

Jan 16, 2015
Palavras-chave:

Formação de professores, política educacional, educação básica

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.