Composição probabilística de critérios na avaliação de cursos

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este artigo aplica a composição probabilística de critérios na avaliação de cursos de pós-graduação em Engenharia de Produção. São confrontadas análises baseadas apenas em resultados com outras que contrabalançam medidas de resultados com medidas do volume de recurso docente empregado. São construídos, também, indicadores de evolução ao longo do tempo. As variáveis de resultado básicas medem a formação de mestres e a publicação de resultados de pesquisa. A adição de outras variáveis não modifica substancialmente as conclusões. Verifica-se que, no conjunto considerado, a abordagem probabilística oferece um instrumento objetivo para a avaliação global do desempenho dos cursos e, em especial, da evolução desse desempenho com o tempo.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Annibal Parracho Sant’Anna
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

SANT’ANNA, A. P. Composição probabilística de critérios na avaliação de cursos. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 2, n. 3, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2005.v2.58. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/58. Acesso em: 27 abr. 2024.

Seção

Estudos
Palavras-chave:

apoio à decisão multicritério. avaliação. probabilidades. pós-graduação. multicriteria decision aid – evaluation – probabilities – graduate courses.