Os desafios do tema sustentabilidade no ensino da pósgraduação

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

As universidades estão convocadas a focalizar na sustentabilidade.Frente a esse desafio, o objetivo do presente artigo é identificar e discutirelementos essenciais para a implementação do tema sustentabilidadenos programas de pós-graduação nas universidades brasileiras. Oartigo aplica, então, um conjunto de características que serve comoum primeiro esboço de pontos-chave. Quanto ao currículo, devemser tratados os diferentes aspectos dos meios biótico, físico, químico,cultural e socioeconômico. Quanto ao modus operandi, o programadeve ser interdisciplinar, olhando questões críticas de interface eindissociabilidade dos temas inseridos na sustentabilidade. Paraconstruir um alinhamento e uma coerência com o tema, é necessáriooperacionalizar progressivamente visão, valores e princípios presentesnesse paradigma.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Tadeu Fabrício Malheiros
  • Mario Alejandro Pérez
  • Carlos Alberto Cioce Sampaio
  • Christian Henríquez Zuñiga
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

MALHEIROS, T. F.; PÉREZ, M. A.; SAMPAIO, C. A. C.; ZUÑIGA, C. H. Os desafios do tema sustentabilidade no ensino da pósgraduação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 10, n. 21, 14 fev. 2014.

Seção

Debates

Publicado:

Fev 14, 2014
Palavras-chave:

Sustentabilidade. Programas de Pós-Graduação. Currículos.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)