Inserção social da pós-graduação brasileira: estudo de mestrados profissionais da área de Planejamento Urbano e Regional

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo avaliar a inserção social de programas profissionais da área de Planejamento Urbano e Regional. A discussão vai ao encontro das preocupações com a contribuição da atividade acadêmica para o aprimoramento da gestão pública e das demandas da sociedade brasileira. A análise privilegiou a inserção social dos programas entre os critérios de avaliação adotados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Optou-se por uma metodologia quali-quantitativa, pautada na pesquisa bibliográfica e documental e na leitura técnica da produção científica (dissertação) dos programas selecionados. Esta pesquisa se propôs a verificar se as dissertações produzidas pelos programas de mestrado profissional analisados contribuem para o conhecimento das regiões em que se localizam, tornando-se, assim, recursos da ciência e do conhecimento para o aprimoramento da gestão pública e para a redução da dívida social. Concluiu-se pela aderência das dissertações defendidas e pelo fortalecimento das ações da Capes na exigência da inserção social como balizador das pesquisas e intervenções técnico-científicas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Mariana Monteiro Pessôa Universidade Candido Mendes (UCAM-Campos dos Goytacazes)
  • Rosélia Piquet UCAM-Campos dos Goytacazes
  • Rodrigo Machado Vilani UNIRIO; UCAM-Campos dos Goytacazes
Biografia
Mariana Monteiro Pessôa, Universidade Candido Mendes (UCAM-Campos dos Goytacazes)
Mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades (UCAM-Campos dos Goytacazes)
Rosélia Piquet, UCAM-Campos dos Goytacazes
Doutora em Teoria Econômica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenadora do Mestrado Profissional em Planejamento Regional  Gestão de Cidades da UCAM-Campos dos Goytacezes.
Rodrigo Machado Vilani, UNIRIO; UCAM-Campos dos Goytacazes
Doutor em Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Adjunto A da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Professor colaborador do Mestrado Profissional em Planejamento Regional e Gestão de Cidades da UCAM-Campos dos Goytacazes.
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

PESSÔA, M. M.; PIQUET, R.; VILANI, R. M. Inserção social da pós-graduação brasileira: estudo de mestrados profissionais da área de Planejamento Urbano e Regional. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 12, n. 27, 2 jun. 2015.

Seção

Estudos

Publicado:

Jun 2, 2015
Palavras-chave:

Inserção social. Mestrados profissionais. Planejamento urbano e regional. Capes. Produção científica.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.