Abordagem construtivista integrando o ensino, a pesquisa e a aplicação à realidade: o caso da pós-graduação em Ciências Ambientais da Unesp Sorocaba
##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##
A integração entre o ensino e a pesquisa e a posterior divulgação dos resultados junto à sociedade, no contexto da pós-graduação, são um desafio que emerge do desenvolvimento de abordagens pedagógicas de caráter interdisciplinar. O objetivo deste trabalho é o de apresentar uma experiência pedagógica construtivista desenvolvida a partir de estudos de caso, envolvendo disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unesp, em Sorocaba, São Paulo. Essa experiência, realizada nos anos de 2013 e 2014, teve como desdobramentos as discussões sobre como abordar os estudos de caso, o levantamento de dados primários, a elaboração de referencial bibliográfico, a comunicação e a discussão com a comunidade e o encaminhamento de soluções para o poder público, contribuindo para a formação dos alunos e o seu engajamento com os problemas ambientais regionais.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Autores##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
problematização, interdisciplinaridade, ciências ambientais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.
Além disso, os autores declaram que:
- Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
- O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.