Aproximações e desafios à experiência formativa por parte de licenciandos de Ciências Biológicas: considerações a partir de um subprojeto ligado ao Programa Novos Talentos

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Neste artigo discutimos as possibilidades, em termos de experiência formativa, oferecidas pela realização de minicursos por licenciandos de Ciências Biológicas, no contexto de um subprojeto ligado ao Programa Novos Talentos. Os dados foram constituídos pelos folhetos de divulgação, planos de ensino e trabalhos de conclusão de curso realizados pelos licenciandos. Como referencial teórico, utilizamos o conceito de experiência formativa, conforme Theodor Adorno, e a categoria dos professores como intelectuais transformadores, proposta por Henry Giroux. As análises evidenciam o desafio do constructo experiência formativa como estruturante e unificador de propostas formativas, permitindo-nos tensionar as relações entre experiências, sentidos mais críticos e a formação de futuros professores como intelectuais.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Moisés Nascimento Soares Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Daisi Teresinha Chapani Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Biografia
Moisés Nascimento Soares, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa (2004). Mestrado (2009) e Doutorado (2012) em Educação para Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, campus de Bauru). Atualmente é professor adjunto lotado no Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB, campus de Jequié). É um dos líderes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação e Atuação de Professores de Ciências vinculado ao programa de pós-graduação em educação científica e formação de professores, também na UESB, campus de Jequié.
Daisi Teresinha Chapani, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Doutora em Educação em Ciências. Professora adjunta do Departamento de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié. Atua em atividades de ensino, pesquisa e extensão, relacionadas à formação docente.
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

SOARES, M. N.; CHAPANI, D. T. Aproximações e desafios à experiência formativa por parte de licenciandos de Ciências Biológicas: considerações a partir de um subprojeto ligado ao Programa Novos Talentos. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 12, n. 28, 22 set. 2015.

Seção

Estudos

Publicado:

Set 22, 2015
Palavras-chave:

Ensino de Biologia. Educação Básica. Formação Docente.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.